BEM VINDOS AO MEU BLOG! JESUS É O NOSSO ELO DE UNIDADE E AMOR !

26 de maio de 2011

AS MESMAS OBRAS

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 

Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. João 14:8-14

Outro dia lendo o evangelho de João fui surpeendida  com esta palavra. Não sei quantas vezes ao longo do meu caminho com Jesus já havia lido esta passagem, mas desta vez enxerguei Jesus vivendo exatamente em relação ao Pai, como nós devemos viver em relação a Jesus, Ele em nós e nós Nele, em perfeita unidade e realizando as mesmas obras.

A primeira pergunta que fiz a mim mesma foi:   será que posso fazer esta mesma pergunta  para alguém  do meu convívio, será que posso falar para alguém com a mesma convicção que Jesus falou para Filipe:  Estou há tanto tempo ao seu lado e voce ainda não viu Jesus em mim, creia que Ele está em mim, e eu Nele, creia ao menos por causa das mesmas obras.
Jesus fala para Filipe:  creia pelo menos por causa  das mesmas obras.  E logo em seguida  fala que se estivermos Nele e Ele em nós podemos  realizar as mesmas obras que Ele e até mesmo obras ainda maiores (João 14:12).

Quando falamos em  "mesmas obras",  logo imaginamos os grande sinais como as curas maravilhosas, andar sobre o mar,  ressuscitar  mortos depois de quatro dias, multiplicar pães, ou transformar água em vinho.   Mas logo o Espírito Santo me trouxe a lembrança que há muitos que realizam essas obras e estão indo para o inferno.  Veja o que está escrito em Mateus 7:22,23:

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?  E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Então não são apenas essas obras a que Jesus se refere.  Não que os grandes sinais não façam parte do evangelho nos dias hoje, eu mesma já presenciei pessoas que foram curadas de enfermidades que as estavam levando a morte, e isso  é maravilhoso, mas não podemos nos firmarmos apenas em operação de sinais e maravilhas como alguns tem feito.  Jesus disse que  há festa no céu quando um pecador se arrepende dos seus pecados, não quando é curado ou liberto dos seus problemas (Lucas 15:10).

Eu  era nova convertida,quando  fui assistir  a um batismo de uma  igreja Batista tradicional, eles faziam um trabalho de evangelização no Hospital do Cancer e quatro pessoas em estado terminal tiveram autorização dos médicos para descerem as águas do batismo. Elas foram transportadas até as águas, (o batismo foi em um rio) sentadas em cadeiras, por estarem muito fracas, já não podiam nem caminhar direito. Mas Conforme foram  entrando   nas águas,  começaram a glorificar a Deus de uma forma tão gloriosa, que tivemos a impressão que o céus estavam abertos e que viam a glória de Deus. Foi muito emocionante, nunca vou me esquecer daquela esperiencia. 

Como eu já mencionei,  é  maravilhoso ver o poder de Deus agindo mudando sentenças, trazendo vida onde a morte era esperada.   Mas as  vezes enquanto pregamos cura, esquecemos de pregar a salvação da alma,  e foi essa a principal obra que Jesus veio realizar por nós.
Sem contar que muitos estão presos nesse pensamento,  acreditam que a única forma de pregar o evangelho e o poder de Deus é realizando sinais e maravilhas e se  isso não acontece da forma como gostariam, ficam frustrados, desanimados, achando que não possuem fé o suficiente, ou pior ainda, que a bíblia, a palavra de Deus não é verdadeira.

Uma pessoa comentou comigo que orava pelos doentes e prometia que eles ficariam curados, pois acreditava ter fé para operar grandes milagres,  mas como segundo ele,  os milagres não aconteciam,   ficou muito frustrado, então  foi a um lugar deserto e desafiou a Deus dizendo:  Está escrito que se eu crer será feito,  então  se esta  palavra é mesmo de Deus eu quero ver os sinais.  Infelizmente essa pessoa se tornou um herege e fala coisas terríveis contra Deus.

Se examinarmos as escrituras vamos descobrir que os milagres que Jesus realizava,  era cumprimento de profecias do Velho Testamento(Mateus 8:16,17), e  também um sinal de que Jesus era o Messias prometido.  Quando João Batista estando na prisão, enviou seus discípulos para perguntar se Jesus era o Messias ou se devia esperar outro,  a resposta  Dele foi : anunciai a João as coisas que ouvis e vedes:  Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. Mateus 11:5

Mas  não era só o poder de operar  milagres que fazia  Jesus  semelhante ao Pai. Jesus tinha o mesmo Espírito, a mesmas obras no sentido de atitudes como santidade, misericórdia, longanimidade, compaixão, bondade,  e muitos outros atributos do Deus Pai.

Em Mateus 5, temos o Sermão da Montanha, e nos versículos 1 a 11 Jesus nos fala  que bem aventurados ou  felizes são:   os   pobres de espírito(humilde), os que choram,  os  mansos, os que tem fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os que sofrem perseguição por causa da justiça, e por fim Ele diz bem aventurado sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa . 

Analizando as bem aventuranças, podemos perceber que são atributos do próprio Jesus,  que deixou a sua glória e veio a esse mundo como homem, mesmo sendo Deus e Senhor foi humilde não só quando ensinou que mesmo o maior deve servir ao menor, ma também quando fez a vontade do Pai, sendo humilhado no calvário(João 13:4-15. João 26:36-42).  Jesus chorou diante do sofrimento humano (João 11:35). Foi manso como um cordeiro, mesmo diante do seu cálvario( Isaías 53, Mateus 27:12-14). Teve fome e sede de justiça, ( João 4:34-Lucas 8:11). Por causa do reino de Deus, foi perseguido, injuriado, mentiram e disseram todo o mal contra Ele ( Lucas 11:15 -  23:1,2).

Portanto seremos bem aventurados quando nos tornarmos imitadores de Jesus, realizando as mesmas obras de justiça, obediencia, graça, misericórdia, amor ao perdido,  desejo de cumprir sua vontade ainda que tenhamos que pagar um preço.
Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. João 14:20,21

Tendo em nós tais atributos,  mesmo que se opere um grande milagre através de nossas vidas,   será verdadeiramente para a glória de Deus e nossa maior alegria será pelo fato que nossos nomes estão escritos nos céus.

Em Marcos 10:35-45, Jesus fala para os filhos de Zebedeu, que lhe pedem um lugar especial no céu:
podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?
E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado;

Tiago bebeu o mesmo cálice,  quando foi morto a espada  por causa do nome de Jesus(Atos 12:2). E João passou por várias  prisões , inclusive foi em uma que escreveu o livro de Apocalipse.

Fazer as mesmas obras que Jesus é acima de tudo realizar a vontade do Pai  que está no céu, e isso está muito além de operar grandes sinais, apesar que os grandes milagres também são obras de Deus, mas primeiro devemos buscar o reino de Deus e toda a sua justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas (Mateus 6:33).

Devemos pensar nisso quando pregarmos a palavra aos perdidos.  Eu já vi pessoas que foram buscar salvação , por  estarem muito  perto da morte,  e foram curadas.  E outras que buscavam só a cura, deixaram de ganhar a salvação.
E foi exatamente  para nos trazer  salvação que Jesus nasceu e morreu na cruz do cálvario. Isaías 53 diz que ele levou sobre Si os nossos pecados.  E em Mateus 1:21 está escrito:

 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário