BEM VINDOS AO MEU BLOG! JESUS É O NOSSO ELO DE UNIDADE E AMOR !

19 de abril de 2011

O SINAL DE JONAS



 Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.
Mateus 12:40 


São muitos os cristãos que tem dúvida com relação ao dia da semana em que Jesus morreu.
Os católicos romanos estipularam a sexta feira para comemorar este dia.  Eles se baseiam em Marcos
5: 42- E, chegada a tarde, porquanto era o dia  da preparação, isto é, a véspera do sábado,

Jesus afirmou em Mateus 12:40 que ficaria tres dias e tres noites no seio da terra, o equivalente a 72 horas.
Mas como isso é possível se Ele morreu na sexta feira por volta das 15 horas e ressuscitou no início do domingo?

VERDADE SEGUNDO AS ESCRITURAS: Sabemos que Jesus morreu na Páscoa.  Ele foi o cordeiro pascal.  Os Judeus celebravam a Páscoa no dia 15 do primeiro mes do ano judaico. A Páscoa era celebrada do dia 14 para o dia 15, como está escrito em Levítico23:5 No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a Páscoa do Senhor. Os Judeus guardavam o 15 de "Nissan" (Abril) ou abide conforme calendário civil (Êxodo 13:4) e mesmo que caísse em outro dia da semana, era chamado Sabat. Veja João 19:31 Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.

Além dos sábado semanal chamado  sábado do Senhor(Levítico23:3)os Judeus tinham mais 7 sábados anuais que eram chamados sábado dos Judeus, um desses era a Páscoa.
Caso deseje pode ler mais sobre estas festas em Levítico 23; Festas solenes do Senhor: Páscoa/Asmos, Pentecostes , Tabernáculo, Expiação, Trombeta. 5 festas e 7 sábados. Outras referencias (Êxodo 12:5,6;  Número 33:3; Deuteronomio 16:1,2; Josué 5:10.

Como já vimos que a Páscoa era comemorada no dia 14 de Abril independentemente do dia da semana em que caísse e nesse dia havia  santa convocação, ou seja era sábado, dia de descanso. Era diferente da Páscoa que comemoramos hoje,  que não tem um dia  fixo do mes e sempre cai em um domingo. Em nossos dias podemos citar como exemplo o 1° de janeiro que mundialmente é comemorado como um feriado, seja segunda, quinta, qualquer dia da semana será dia de comemoração.

Analizando o acontecimento tão glorioso da morte de Jesus, como sendo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e sendo o último sacrifício a ser oferecido, como está escrito em Daniel 9:27...; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação;

Não podemos concordar que o número de dias mencionados por Jesus, cujo o seu corpo ficaria no seio da terra, não sejam exatos. O Senhor cumpriu os 40 anos que prometeu deixar Israel caminhando no deserto, também os 70 anos em que seu povo ficou como cativo na Babilonia e ainda em Apocalipse 11:7a11 fala das tres testemunhas que serão mortas pela besta e seus corpos ficarão sobre a terra 3,5 dias e depois ressuscitarão. Portanto não podemos aceitar como verdade que Jesus tenha morrido na sexta e ressuscitado no sábado. Jesus disse: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Como está escrito em Daniel, Jesus morreu na metade da semana, na quarta feira ao meio dia estava pregado na cruz.  Com a morte de Jesus cessaram os sacríficos, já não era mais preciso oferecer a Deus holocaustos com animais porque o holocausto supremo já havia sido realizado.

Sendo a Páscoa no dia 14, não resta dúvida que Jesus morreu na quarta feira.  Vejamos: João 12:1...seis dias antes da Páscoa...Se a Páscoa era dia 14 então no dia 8 de nissan que era uma quinta. Conforme Marcos 10:32-34 Ele subiu para Jerusalém tendo saido de Jericó. Na Quinta de manhã, dia  8 curou o cego Bartimeu(Marcos10:46), chegou a  tarde desse mesmo dia a Betânia. Na sexta feira dia 9 fizeram-lhe a ceia, quando Maria ungiu-lhe o corpo, preparando-o para a sepultua(João 12). No sábado Ele repousou porque não se acha nenhuma referencia sobre este sábado. No dia 11 que era o primeiro dia da semana, Ele foi  a Jerusalém montado no jumentinho(Mc.11:1-11). Na segunda feira  quando saíram  de Betânia teve fome(MC.11:12) e foram a Jerusalém ( MC.:11:15-19), isto foi ainda no dia 12 segunda feira. O verso 20 se refere já ao dia 13, terça feira....pela manhã...e ensinou no templo(Mc.12:13) e quando estava findando a terça feira dia 13, Jesus mandou preparar a páscoa(Mc.14:12,26). Logo depois Jesus foi para o Getsemani onde foi preso e levado a presença do sumo sacerdote.
No verso 1 do capítulo 15 de Marcos vemos Jesus sendo levado a presença de Pilatos, logo ao amanhecer e no verso 25 está escrito que o crucificaram a hora terceira (9 horas) e nos versos 34 a 37 diz , que a hora nona...jesus expirou...
Em Mateus 28:1 diz: e no fim do sábado quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. ..No fim do sábado Jesus já havia ressuscitado.

Lendo cuidadosamente todas as passagens mencionadas chegamos a conclusão que Jesus morreu na quarta feira por volta das 15 horas e ressuscitou  no fim do sábado.

Vamos conferir:   de 4° para 5°= 1 noite                 5°= 1 dia  
                                5° para 6°= 2 noites               6°= 2 dias
                                6° para sábado = 3 noite        sábado 3 dias

Assim chegamos a conclusão que Jesus esteve tres dias e tres noites no seio da terra, como Jonas esteve pelo mesmo período no ventre do grande peixe.

Um comentário:

  1. Olá siga o meu blog: http://missionarianairdeazevedo.blogspot.com

    ResponderExcluir