BEM VINDOS AO MEU BLOG! JESUS É O NOSSO ELO DE UNIDADE E AMOR !

1 de novembro de 2011

SALVOS PELA GRAÇA


Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésio 2:8

Lendo sobre a Reforma Protestante e como Martinho Lutero foi usado por Deus para trazer de volta a pregação da salvação pelo meio da graça, fiquei pensando o quanto devemos a ele que destemidamente enfrentou o sistema político e religioso da época para resgatar e trazer de volta a pregação da palavra de Deus que havia sido  banida da igreja. Acredito que devemos a ele a mesma honra que dispensamos aos grandes heróis da fé, os servos de Deus que são mencionados na bíblia. 

Como Moisés,  que cresceu no palácio de Faraó e conheceu profundamente as suas crenças e costumes, Lutero também foi enviado por Deus para habitar  no meio daqueles que escravizaram a humanidade com os seus dogmas, privando-a do conhecimento da salvação pela graça e fé em Jesus.  Lutero foi monge, sacerdote e professor de teologia. E como Deus chamou o Apostolo Paulo que era Fariseu (Atos 26:5), profundo e zeloso conhecedor da lei, levando-o a renunciar  toda a sua glória e a própria segurança por amor ao evangelho de Jesus, Martinho Lutero também, ao se tornar conhecedor do dom gratuito de Deus, da salvação por meio da graça e da fé em Jesus, renunciou  a toda glória e segurança  que conquistara como fiel servidor da igreja católica.

Em Hebreus 11:24 diz que pela fé Moisés recusou ser chamado filho da filha de Faraó,  penso que Lutero na semelhança de Moisés,  renunciou a possibilidade de chegar a ser papa, pois tinha seguramente condições para alcançar o mais alto posto da igreja católica.  Mas pela fé preferiu renunciar a tudo, preferindo ser excomungado e perseguido. 
Foi graças a esse servo de Deus,  que a bíblia foi resgatada, e a palavra de Deus que nos prega a salvação pela fé no nome de Jesus, pode voltar a ser anunciada aos pobres e cativos da terra. Essa mesma palavra desde então tem sido anunciada em todas as nações, chegando  até a você e a mim, que cremos e fomos transformados por ela, em filhos de Deus.

 Fiquei pensando como terá sido terrível viver nesse período em que a humanidade andou sem o verdadeiro conhecimento da palavra de Deus. Não tinham conhecimento da lei e muito menos da graça. Desconheciam totalmente a misericórdia e o amor de Deus.  Os papas romanos passavam para o povo a  ideia de um Deus tirano e furioso que só se aplacava com grandes somas de dinheiro.  O céu e o perdão eram, segundo eles,  adquiridos com a compra das indulgências.  Quem tinha dinheiro ficava tranquilo porque pagava e  garantia sua ida  para o céu,  independentemente de suas obras boas ou más. Porém os pobres, ainda que justos, não recebiam as mesmas considerações.  E os remanescentes que não se submetiam, preferindo continuarem crendo em um Deus de misericórdia e de amor, eram perseguidos e até mortos.

Imagine só, como  Satanás e seus anjos estavam felizes.  O sacrifício que Jesus realizou na cruz do calvário parecia esquecido,  inoperante, era como um tesouro perdido.  A bíblia se tornou um livro inacessível para a maioria das pessoas.  E Somente aquelas que conheciam o hebraico ou o latim poderiam lê-la,  caso tivesse acesso a ela.  Era exatamente como o relato de Isaías 29:11,12, que diz:

Por isso toda a visão vos é como as palavras de um livro selado que se dá ao que sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não posso, porque está selado. Ou dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não sei ler.

E assim, por aproximadamente mil anos a humanidade em quase a sua totalidade, viveu sem o conhecimento da palavra que salva, sem o conhecimento da graça e do grande amor de Deus revelado através de Cristo Jesus. 
Mas em 10 de Novembro de 1483, nasceu na Alemanha,  filho de mineiros pobres, Martinho Lutero,  que seria  instrumento de Deus, levantado do meio do próprio clero romano,  para proclamar a verdade do evangelho, escondida por todos esses anos.   Era chegada a hora da palavra de Deus voltar a ser anunciada para todos os homens, em todas as nações.

Em 31 de Outubro de 1517,  Lutero fixou as 95 teses, que sugeria uma reforma na igreja católica,  mas ao contrário disso, foi excomungado e perseguido,  mas Deus, nessa altura já havia começado a reforma nos corações dos que receberam a palavra  e creram nela.  Assim iniciou-se ma verdadeira revolução, começando pela Alemanha mas que depois alcançou outros países da Europa, dando origem a Reforma Protestante.  E o mais importante aconteceu quando a bíblia  foi traduzida por Lutero, para o alemão, depois  gradativamente outras traduções em outras línguas começaram a surgir ao redor do mundo. 

Hoje a bíblia é o livro mais vendido em todo o mundo, além da bíblia on line facilmente encontrada na internet em várias línguas.  Devemos aproveitar a liberdade que ainda temos hoje, para conhecermos as escrituras.  Alguns países da Europa  começaram a proibirem o uso de símbolos religiosos em lugares públicos, como a burca muçulmana.  Mass não se engane,  a bíblia sagrada é o símbolo mais importante do cristianismo e acredito que não passará muito tempo até que comecem a proibi-la também. 

Aproveite esse tempo de liberdade para escrever as sagradas escrituras nas tábuas do seu coração. O  espírito do anti Cristo já está operando no mundo, e  só os que estiverem firmados na palavra de Deus o resistirão.  Ensine a para seus filhos,  incentive-os a lerem a bíblia, você poderá não estar mais aqui para ajudá-los no tempo da grande tribulação que virá sobre o mundo.

A igreja primitiva  era tão forte, mas  foi tragada pelo império das trevas, que pouco a pouco foi  introduzindo seus conceitos diabólicos até mascarar por completo a fé na verdade ensinada por Jesus.  Senti  tristeza ao pensar que muitas igrejas que também  foram fortes em nossos dias, estão se deixando levar pela ganância e permitindo que a idolatria e a apostasia as destruam.  Tem um vídeo no YouTube no qual um pastor bastante conhecido em São Paulo, afirma que a vinda de Jesus é como a linha do horizonte que jamais chegaremos a ela, diz claramente que não passa de um horizonte utópico. Ao contrário desse, existem os que afirmam terem conseguido precisar o dia exato da volta de Jesus, o que também não passa de pura heresia, porque Jesus fala em Mateus 24:36 que  daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.

A venda de "indulgências" e a idolatria corre solta em  muitas igrejas.  Vendem a "arca do tesouro",  prometendo aos  que derem uma boa oferta que as bençãos  de Deus serão abundantes em suas casas, enquanto a arca  ali estiver.  Já ouvi falar da rosa ungida, de toalhinhas suadas, meias santas para os pés,  óleo de Israel para unção, água do rio Jordão, pão abençoado para a multiplicação e assim acredito que não estamos muito longe de precisarmos de um novo "Lutero"  para trazer uma nova reforma. 

Falamos em avivamento, mas estamos iguais a Israel que eram restaurados por Deus, mas em pouco tempo voltavam a cometer as mesmas abominações. Mas acredito que Jesus está voltando, e que o próximo mergulho do mundo nas trevas, sem a palavra de Deus será no governo da besta e do anticristo, depois que Jesus resgatar a igreja, tirando-a do meio da grande tribulação. 

Estamos comemorando 494 anos da reforma protestante e o meu desejo é instigar os meus irmãos leitores a lerem mais a palavra de Deus e a proclamar,  que embora não saibamos quando, o livro sagrado provavelmente será retirado das nossas mãos, mas se a verdade do Senhor estiver escrita em nossos corações, jamais nos dobraremos diante do dragão que tentará tragar os escolhidos do Senhor.

Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
Apocalipse 3:10


  



9 de outubro de 2011

O SÍMBOLO DO CONHECIMENTO


Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; como também não há licença nesta peleja; nem tampouco a impiedade livrará aos ímpios. Eclesiastes 8:8


Essa semana, ante os comentários sobre a morte do fundador da Apple, me lembrei desse versículo aonde Salomão com toda a sua sabedoria expressou uma verdade que até hoje, apesar de todo o conhecimento cientifico na área da medicina, o homem não conseguiu modificá-la. Seja ele rico, pobre, sábio, tolo ou um gênio como no caso de Steves Jobs, não consegue impedir que a morte chegue e ponha fim em sua existência.


Eu não tinha a intenção de escrever a respeito desse fato, mas como o salmista, que afirma no salmo 119:97: Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia, fiquei pensando no significado da maçazinha que é o logotipo da marca Apple. O que me chamou a atenção foi que apesar da simplicidade, o logotipo possua um significado tão especial: "Símbolo do conhecimento".

Uma idéia genial, que identifica com muita propriedade os produtos da empresa. Ainda que a bíblia não mencione a maça como sendo o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, são tantas as associações feitas, que já nos acostumamos a ve-la como tal.


Mas independentemente de qual seja o fruto, foi a partir do momento em que o homem o tomou e o comeu, que teve seus olhos abertos, passou a ser conhecedor do bem e do mal. Principalmente do mal como pecado e morte, porque até então o homem só desfrutava do bem . O mal ainda não fazia parte da existência humana. Mas agora sendo conhecedor do bem e do mal, o homem passou a ser responsável pelas suas escolhas, e sempre que optava pelo mal, transgredia, pecava contra Deus.

O Apostolo Paulo fala em 1 Coríntios 15:56 que o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Antes de comerem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, havia um único mandamento que caso o homem obedecesse viveria para sempre sem conhecer o pecado e a morte. E o mandamento era: ... da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Gêneses 2:17). E assim o pecado e a morte entraram no mundo quando o homem transgrediu o único mandamento em forma de lei que recebera de Deus no jardim do Éden.

E o pecado fortalecido pela lei, entrando no mundo e escravizou o homem que não conseguia obedecer todos os mandamentos de justiça. O conhecimento do pecado, pois fim a inocência que do homem e trouxe a consciência de seus atos maus. Caso queira conferir os capítulos 6,7 e 8 de Romanos nos revela como o pecado tomou forma através da lei: E o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado (Romanos 7:8).

Mas Deus que não desistiu do homem por causa do pecado, nos fez conhecer uma outra verdade, que nos salva do pecado e da lei e que já estava preparada para nós desde a fundação do mundo: JESUS, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará... Eu sou o caminho a verdade e a vida (João 8: 32 - 14:6).

Se no Éden o conhecimento trouxe a morte para o homem, agora Jesus traz a libertação do pecado através da sua graça. Jesus venceu o pecado quando veio ao mundo e como homem não transgrediu nenhum dos mandamento de Deus. Ele cumpriu a lei que não conseguíamos obedecer. Sofreu o castigo e a humilhação que nós deveriamos receber. Se fez maldito, morrendo na cruz, para quebrar a maldição eterna e a morte que é o fruto do pecado. Através do seu sacríficio nos reconciliou com Deus e nos fez em benditos do Pai. Restituiu a nossa imagem de santidade e nos tornou novamente semelhante ao Senhor.

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; (Gálatas 3:13).

A vontade de Deus para toda criatura é que todos cheguem ao conhecimento de Jesus como filho de Deus, e  recebam o dom gratuito que é a salvação pela graça. O evangelho tem sido pregado como nunca antes. Os meios de comunicação tem facilitado essa pregação. O conhecimento da verdade que liberta tem alcançado a muitas vidas em todo o mundo. E Jesus diz: quem tem ouvidos ouça o que diz a palavra. Quem ouve recebe conhecimento e o conhecimento liberta. Se Adão e Eva conheceram a morte quando comeram do fruto da árvore do conhecimento, certamente conheceremos o dom da vida eterna quando recebermos o pão da vida e nos alimentarmos dEle.

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. João 6:51



5 de outubro de 2011

ESCRAVOS DA GULA

E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia (Lucas 21:34 ).

O governo brasileiro estuda medidas para baixar o valor dos impostos das frutas e verduras que corresponde a até 30% do preço final das mesmas. Isso porque o ministério da
saúde deseja reduzir a obesidade da população, que é responsável por um grande número de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças respiratórias e até mesmo alguns
tipos de cancer que acomete mais as pessoas que estão acima do peso.

Com certeza será uma ótima medida, mas acredito que também seja necessária uma reeducação dos hábitos alimentares adquiridos ao longo de muitos anos. A maioria das pessoas, por comodidade ou mesmo por falta de tempo, prefere encher o freezer de práticos congelados que além de não dar trabalho na hora do preparo, são bem mais apetitosos, graças ao glutamato monossódico, um saborizante usado indiscriminadamente pelas indústrias alimentícias e restaurantes,  que apesar de deixar a comida mais gostosa, não é nada saudável. Sem falar dos refrigerantes, bebida artificial, altamente calórica, bem mais barata que os sucos naturais, e que muitas pessoas os preferem, até mesmo em substituição a nossa tão boa e saudável água.

Fico impressionada quando ando pelos shoppings e vejo as praças de alimentação lotadas, além dos cafés, sorveterias e outros tipos de comércios de alimentos, estratégicamente espalhados pelos corredores. A impressão que se tem é que não existe lazer sem comida.
Por certo, será bastante positivo essa medida do governo, de incentivar a população a uma alimentação mais saudável e equilibrada, levando-se em conta que obesidade já é um problema sério de saúde no Brasil. Pesquisas indicam que mais de 40%  dos brasileiros estão acima do peso. E o nosso país é responsável pelo consumo de grande parte das anfetaminas (droga usada em remédios para emagrecimento) produzidas no mundo.

Sabemos que estar acima do peso, com raras exceções, significa que estamos comendo mais do que o
nosso organismo necessita para sua nutrição e que isso acarreta em muitos danos para o nosso corpo.
Porém para os cristãos,  além da preocupação com a saúde, existe outro bom motivo para se evitar os excessos alimentares. Comer compulsivamente,  em excesso é pecado. E pecado tal que segundo a palavra, os que se deixam dominar pela glutonaria não herdarão o reino de Deus.

Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino
de Deus. Gálatas 5:21.

E a glutonaria é apenas mais um desses vícios,  não menos importante que o alcoolismo que por causa dos danos morais e sociais que provoca é imediatamente coibido, desaconselhado, assim que alguém se converte. E a maioria consegue vencer o vício da bebida, ou do cigarro, só pela força de vontade e pelo posicionamento diante do Senhor.  Mas infelizmente quanto aos glutões,  pouco ouvimos falar que estão vivendo em pecado e que necessitam de mudança e arrependimento.

Em 2 Pedro 2:19,20  está escrito que quando somos vencidos por algo, nos tornamos servos do mesmo.  Em relação aos vícios é exatamente assim,  quando perdemos o controle sobre a nossa própria vontade, quando não somos mais capazes de dizer não, agora não, basta, significa que fomos vencidos, dominados, por algo ou até mesmo por alguém. Nos tornamos escravos daquilo que nos domina.

O inimigo tem aprisionado muitas vidas, inclusive crentes, em vários tipos de vícios.  A maioria não aceita essa verdade, diz que não perdeu o controle, que pode parar quando quiser.  Mas na verdade estão se enganando, vivendo encerrados debaixo de uma escravidão, sem domínio do próprio querer.  Satanás tem roubado o tempo de muitos cristãos, que não conseguem desligar o computador ou parar de jogar aqueles joguinhos tão idiotas e sem propósito,  que se parassem para pensar perceberiam o quanto estão sendo instigados em suas mentes pelo inimigo para obedecerem a sua vontade. Crentes paralisados que não tem mais tempo para ler a bíblia ou para orar e sem o conhecimento e o revestimento de Deus,  tornam-se presas fáceis dos ardis de satanás.

Jesus disse:  Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (João 8:36).  No entanto o diabo não quer que o homem seja liberto por Jesus e sim que permaneça escravo do pecado,  mesmo tendo  nas mãos a bíblia, a palavra de Deus que liberta pelo conhecimento da verdade. E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará....a tua palavra é a verdade, disse Jesus em João 8:32 / 17:17.  

Sabemos que vencer o domínio que os  vícios exercem sobre a nossa mente e o nosso corpo não é fácil. Depende de uma posição firme e decidida.  Temos que amar ao Senhor acima de todas as coisas,  inclusive acima da nossa vontade. Já vi pastor  orando por obesos e prometendo o emagrecimento ainda que eles não reduzissem a alimentação.  Isso é o mesmo que prometer a alguém que se pular do 20° andar de um prédio não sofrerá a ação da gravidade.  Para vencermos os pecados carnais, precisamos fortalecer nosso espírito para que a vontade da carne não prevaleça. O Apóstolo Paulo escreveu em Gálatas 5:16: Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência (desejo intenso) da carne.

O inimigo usa todos os meios para tentar nos impedir que conheçamos a verdade que liberta.  
 Mas se existe algum tipo de prisão em sua vida,  assuma, seja sincero com você mesmo e busque a libertação que Jesus nos prometeu.  Ore, jejue,  ofereça a Deus cada batalha e também cada conquista como sacrifício de louvor, e acima de tudo creia que o Deus que nos diz: Vá e não peques mais (João 8:11), também nos socorrerá e nos ajudará em nossas fraquezas, até que tenhamos alcançados a vitória.  Acredite, a nossa santificação é a vontade do pai.  Ele jamais nos deixará só em nossas lutas.

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.  Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. I Tessalonicenses 5:23

23 de setembro de 2011

O SENHOR DOS EXÉRCITOS

SENHOR, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.  Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve. Salmo 31:1,2

Tenho a impressão que quanto mais adquirimos conhecimentos sobre o amar ao próximo,  praticar a graça,  a misericórdia e o perdão,  mais lutas enfrentamos  nessa área. O inimigo levanta pessoas que nos perseguem gratuitamente. O espírito de inveja  acomete pessoas que humanamente falando são superiores a nós, quanto a finanças, posição social e em muitas outras coisas. Claro que é o inimigo que os lança contra nós, tentando nos abater, ou nos paralisar e até ganhar terrenos em uma  luta que ele sabe já perdeu, mas tenta impedir sejamos vencedores em Cristo (Apocalipse 2:7,11,17).

E ainda que o nosso espírito se alegre pelas perseguições por causa da palavra, nossa alma se entristece, e é exatamente nesse ponto fraco que satanás tenta nos assolar.
Foi em um momento assim, quando o inimigo tentava me amedrontar  com ameaças, que fiz dos versículos 1 a 4  do salmo 31,   minha oração. Naquela noite, sonhei que estava em frente a tela de um grande vídeo game, tão grande que mais parecia a parede de uma casa, em forma de munitor.  Eu estava com o controle (joystick) nas mãos, enquanto no cenário do jogo, surgiu uma nuvem branca e  Jesus estava assentado sobre ela, apesar de não ve-lo, sabia que era Ele.  A tela foi invadida por muitas e pequenas nuvens negras,  sobre as quais eu sabia que havia demônios.  Eles se movimentavam muito rapidamente e fiquei desesperada porque não sabia o como operar os controles, pensava que para vencê-los, eu precisava de habilidade com os botões, que eu não possuia.  Mas independente de qualquer ação minha, vi que os inimigos foram facilmente destruídos.

Imediatamente, outros em menor quantidade, porém muito mais fortes, surgiram na tela. E novamente eu tentava desesperadamente, vencê-los, mas percebi, que todos, inclusive "Jesus" se movimentavam de maneira independente do que eu fizesse com os controles que estavam em minhas mãos.  Estes espíritos malignos também foram  derrotados pelo Senhor.  Eu continuava segurando os controles,  quando surgiu na tela um único inimigo.  Era como os finais dos jogos, quando temos que lutar contra os chefões.  Ele ficou parado nos ares e "Jesus" a sua frente, não havia nenhuma movimentação.  Eu não conseguia entender o que estava acontecendo,  pensei que o jogo havia travado, ou algo assim.  Esse momento do sonho, foi quase um pesadelo, eu repetia, mexendo nos botões:  Ele não pode perder, Ele  não pode perder.  Mas percebi que os controles, apenas me  ligavam a Jesus, mas não interferia em sua ação contra o adversário.

Foi quando apenas pela presença de Jesus, vi o inimigo se desfezer como fumaça e desaparecer.
Oh! Glória a Deus!  Foi então que algo maravilhoso aconteceu.  Posso dizer que foi o sonho mais lindo que já sonhei em toda a minha vida.  A nuvem sobre a qual Jesus estava, desceu e se colocou bem no centro  daquele lugar. Quando olhei para um canto ao alto, vi uma cachoeira colorida, que a principio parecia um feixe de luz, mas conforme se aproximava percebi que eram pequenas notas musicais que iam ficando cada vez maior a medida que desciam e caiam  aos pés do Senhor.  Como se fosse fogos de artífice, as  notas  desapareciam ao tocar o solo, e outras em cascata eram lançadas aos seus pés.

Jesus quando ensinava suas parábolas, sempre  utilizava como exemplo coisas que fazem parte do cotidiano do homem, como a natureza, reis, senhores, seara, ceifa, semeadura. 
Nesse sonho, o Senhor usou um vídeo game para me mostrar de maneira tão maravilhosa como Ele vence os seus inimigos, que se levanta em luta contra o seu povo. Devemos tão sómente permanecermos nEle, que seremos vitóriosos contra  o diabo.
   
Existem momentos em nossas vidas que o caos parece estabelecido. Temos a impressão que não podemos fazer mais nada para mudar a situação. E realmente, nós não podemos.  Mas se tivermos colocado nossa esperança e confiança no Senhor, seremos surpreendidos com sua ação em nosso favor.
Uma passagem da bíblia que eu me lembro sempre em momentos dificeis,  está registrada em Daniel 6:16, quando Daniel é lançado na cova dos leões e o rei Nabucodossor fala para ele: 

Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.  

Deus não impediu que Daniel fosse lançado aos leões, fez algo ainda maior, impediu que  os leões o devorassem.  Como também não impediu que Mesaque, Sadraque e Abednego fossem jogados na fornalha de fogo,  mas operou um milagre bem maior ,  eles não chegaram nem mesmo a serem chamuscados pelo fogo (Daniel 3).

Esse é o nosso Deus. O Senhor dos Exércitos é o seu nome (Isaías 54:5). Ele é poderoso para  lutar nossas batalhas  e vencê-las. O rei Nabucodonossor, conhecia a total dedicação de Daniel ao Senhor.  Sabia de sua fé, das suas constantes orações e acima de tudo da sua firmeza em obedecer as leis do Senhor seu Deus,  ainda que  isso custasse a sua própria vida. Também Sadraque, Mesaque e Abidnego, antes de serem lançados na fornalha de fogo disseram ao rei:  Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos,... Ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.  E, se não,  fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

O SENHOR DOS EXÉRCITOS, que livrou a Daniel, livrou a Mesaque, Sadraque e Abidnego,  é o mesmo Deus que nos ajuda nas batalhas. E como verdadeiros adoradores, devemos render a Ele toda honra, toda glória,  louvores e adoração.  A bíblia afirma que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6),  o contrário também é verdadeiro:  Deus se agrada  quando nos posicionamos em fé, confiando em seu poder e na sua fidelidade. Portanto em meio às lutas e provações, vamos confiar na palavra de Deus e profetizar que:

O nosso Deus, a quem continuamente servimos,  nos livrará do poder dos nossos inimigos.  

17 de setembro de 2011

MORTE APÓS A MORTE

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Apocalipse 21:8

Essa semana, quando assistia ao noticiário da televisão, soube que no dia 14 de setembro, a cantora AmyWinehouse, que em 23 de julho foi encontrada morta em seu apartamento, completaria 28 anos. Por ser uma artista, sua vida estava exposta e podemos ver a que ponto pode chegar à miséria humana, quando se perde o controle da própria vontade. Foi triste saber que havia pessoas apostando, tentando adivinhar em que dia ela morreria. Infelizmente eles estavam certos, sua morte foi inevitável. E sabemos que como ela, existem muitas outras vidas sendo destruídas pelos vários tipos de vícios, que anulam o poder da vontade de viver e a capacidade de reação das pessoas.

Mas Amy Winehouse foi lembrada no dia em que faria aniversário. Foi divulgada uma música inédita, gravada em dueto com TonyBennett. O pai da cantora anunciou a abertura de uma fundação que leva o nome da filha e que atuará no auxilio a jovens dependentes de drogas. Segundo a reportagem seu pai que é de origem judaica, afirmou em entrevista: Eu creio na vida após a morte, e Amy, deve estar muito orgulhosa por esse trabalho que iremos realizar através da fundação.

O que mais me chamou a atenção nessa reportagem, foi o fato que a maioria das pessoas, acreditam que há vida após a morte. Muitos se referem aos seus mortos como se pudessem acompanhar o que está acontecendo aqui na terra. Mas por pior que tenha sido a pessoa, ninguém fala em MORTE APÓS A MORTE. Aliás, a maioria das religiões tentam dissuadirem as pessoas dessa verdade. Dizem que o inferno é cruel demais, e não condiz com o amor de Deus.

Os católicos romanos ensinam que os mortos, antes de irem para o céu, passam pelo purgatória a fim de serem purificados dos pecados. Rezam e fazem muitas novenas pelas almas. Não levam em conta que a vida após a morte é um direito adquirido aqui, em vida.
Os espíritas acreditam na reencarnação. Afirmam que os espíritos dos mortos reencarnam por vezes consecutivas até se tornarem pessoas aperfeiçoadas. Acredito que se assim fosse, o mundo a essa altura já seria ao menos bem melhor, mas ao contrário a degradação humana só aumenta com o passar dos séculos.
As testemunhas de Jeová, também negam a existência da segunda morte, afirmam que a terra será um paraíso perfeito, onde os justos viverão felizes para sempre, e as pessoas más, simplesmente virarão pó, não terão vida, nem morte, após a morte.
Quanto aos evangélicos, infelizmente a maioria prefere não anunciar a segunda morte. Pregar sobre o inferno, sobre idolatria, assusta as pessoas, dizem muitos. Basta anunciar o amor de Deus.

De uma maneira ou de outra, o ser humano tenta evitar o assunto “MORTE ETERNA”, mas essa ignorância só piora as coisas, pois seguem vivendo como se não houvesse inferno e quando pensam em céu, imaginam aquele "céu de Michelangelo" com anjinhos infantis ou efeminados, sentados em nuvenzinhas brancas e tocando harpas. Tempos atrás, um colega de trabalho para  o qual eu falava da salvação, me disse: Mas o que eu vou fazer no céu, parece um lugar tão monótono, vou passar dias e dias dormindo numa nuvem? Não. Respondi a ele. Mas ainda que assim fosse, para escolher você precisa antes saber o que significa passar a eternidade no inferno.

Assim satanás segue com seu plano. Faz as pessoas acreditarem que o inferno não existe e que o céu é um lugar monótono. A maioria segue acreditando que após a morte poderão se arrumar, dar um “jeitinho”, como passar um tempinho no purgatório, ou ter uma nova oportunidade voltando a viver na terra, através da reencarnação. E assim o homem segue rumo ao abismo, para o lago de fogo e enxofre, que é  a segunda morte e de onde não haverá volta. (Apocalipse 19:20).
Porque, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo (Hebreus 9:27).
A bíblia afirma que o inferno existe, e morrendo o ímpio, irá imediatamente para la (Lucas 16:20-31). Mas o pior é que o inferno não será o seu destino final. Está escrito que também haverá ressurreição para os ímpios que então serão julgados no tribunal de Cristo e receberão vergonha  e despreso  e terno (Daniel 12:2 - Apocalipse 20:5,6). Interessante que o próprio inferno será lançado no lago de fogo e enxofre, juntamente com a morte e com os aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida. Essa é a segunda morte ou como também podemos chamar de MORTE APÓS A MORTE.

E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:14,15)
Mas a boa noticia é que todo aquele que cre em Jesus, fica livre do poder do pecado e da morte eterna.  Apto para habitar o paraíso, imediatamente a sua morte (Lucas 23:43), mas esse também não será nosso destino final. Em apocalipse 20:5 está escrito que os que fizerem parte da primeira ressureição, não sofrerão a segunda morte. Conforme  1 Coríntios 15:40-56 ,  num momento, num abrir e fechar de olhos, os mortos em Jesus, ressuscitarão incorruptíveis, com corpos espirituais e subiremos com Jesus. E depois que Jesus vencer todos os seus inimigos, inclusive a morte, haverá novos céus e nova terra. E adentraremos na cidade Santa a nova Jerusalém, onde VIVEREMOS ETERNAMENTE, junto ao Senhor.

E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. Apocalipse 21:1-4.

Vale a pena almejar o céu !!!

11 de setembro de 2011

JUSTIÇA OU VINGANÇA


O SENHOR é Deus zeloso e vingador; o SENHOR é vingador e cheio de furor; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. Naum 1:2

Dez anos são passados desde o fatídico 11 de setembro de 2001, quando o mundo estarrecido acompanhou através dos meios de comunicação ao ataque e a queda das torres gêmeas em Nova Iorque.  Além das muitas vidas ceifadas, o pior ato terrorista da história, mostrou ao país mais poderoso do mundo que também possui seu lado "barro", ou seja, frágil e vulnerável. Ligado a esses acontecimentos um nome tornou-se  conhecido em todo o planeta:  Osama Bin Laden, o homem que arquitetou e comandou o ato terrorista que marcou a história dessa geração.

Naquele momento aos nossos olhos, o mundo parecia pequeno para esconder Bin Laden. Todos acreditavam que sua prisão era questão de tempo. Afinal desafiou uma potencia que possui o exército mais bem equipado do planeta e um serviço de inteligência considerado perfeito.  Mas não foi tão rápido assim, quase dez anos se passaram  até que em 2 de maio de 2011, finalmente Bin Laden foi encontrado e morto.
A notícia de espalhou rapidamente pelo mundo.  Nos EUA a alegria e a euforia tomaram conta das ruas.  Imediatamente uma pergunta ecoou em todo o mundo :   JUSTIÇA OU VINGANÇA ?

Além da mídia, essa pergunta foi tema de debates em algumas escolas, inclusive na qual minha filha estuda.  E como não poderia deixar de ser, as opiniões se dividiram causando  muita polemica.
Olhando para o cenário dos acontecimentos, me pareceu impossível não haver desejo de justiça ou vingança, que em algumas situações, soam como sinônimo, ou tem o mesmo peso. 
Na nação americana, que foi a maior vítima,  esse clamor por justiça brotava dos escombros das torres, da história de cada vida que se perdeu, e do país como um todo que teve sua integridade violada.  Acredito que para esses, se foi um ato de  JUSTIÇA soou como vingança, ou se um ato de VINGANÇA, soou como justiça.  

Fiquei meditando nesse trocadilho onde justiça e vingança parece ter um mesmo sentido. Fui transportada para as páginas da bíblia, onde fala do grande e terrível dia do Senhor (Joel 2:11, Isaías 59:17,18), quando Deus se vingará dos seus inimigos e fará justiça e juízo aos seus escolhidos. Também em Apocalipse 6:9, onde está escrito que as almas dos que do que foram mortos por amor a palavra, clamam por justiça e vingança.  E  o Salmo 58:10 que afirma que quando Deus se vingar dos seus inimigos, os santos verão a justiça de Deus cumprida, e se alegrarão.  A vingança de Deus, será a nossa justiça.

A palavra diz que a vingança pertence a Deus (Salmo 94:1), que é perfeito (Mateus 19:21). Portanto devemos entender que como imperfeitos que somos, não devemos buscar a vingança contra nossos inimigos.  Deus não se alegra com a destruição do ímpio, antes deseja que se arrependa e seja salvo (Isaías 55:7).  Tanto que para isso enviou seu próprio filho Jesus para libertar o homem da maldição do pecado  que entrou no mundo quando Adão pecou. Está escrito em Romanos 5:14-21, que pelo pecado de um só homem muitos foram feitos pecadores e de igual modo pela obediencia de um só homem, Jesus, muitos foram feitos justos.  Nós como justificados pela graça, não temos o direito de julgar, condenar ou de nos vingarmos de quem quer que seja.

O Senhor é justo juiz, perfeito em conhecimento, misericordioso, compassivo e bom,  e não tem prazer na destruição do ímpio.  Ele julga com retidão e ninguém jamais poderá questionar seu julgamento que é segundo a sua palavra que tem sido anunciada em todas as nações (Lucas 24:46).  O evangelho quando anunciado tem dupla função, salvar ao que ouve e se arrepende dos seus pecados e condenar aos que ouvem e despresam a palavra de Deus. Veja João 12:47,48:

E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.  Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.


Eu estava lendo em um site, comentários sobre os atentados das torres gêmeas, quando  me  deparei com o questionamento de um leitor que dizia:  Onde estava Deus no momento dos atentados?
Pensei comigo mesma:  Deus estava nos céu, assentado no seu trono, contemplando toda a injustiça praticada na terra. Ele viu quando seus servos os profetas  foram mortos,   Quando os discípulos de Jesus foram assassinados,  os cristãos sendo lançados aos leões. E tem visto também  os santos que estão sendo mortos nessa geração, e verá os que ainda serão mortos no futuro, até que se complete o número com os que ainda morrerão por amor a palavra de Deus (Apocalipse 6: 9,10,11).

O clamor por justiça ou por vingança, que sobe da terra e chega até Deus é muito grande. A bíblia fala que o ímpio acredita que Deus não está vendo o mal que pratica,  ou que não dará resposta a sua transgressão.  Muitos como o leitor mencionado, se refere a Deus como se fosse responsável por todo o mal que impera entre os homens.  zombam e  fazem chacota da palavra de Deus e não se entristecem em  ver a degradação e a corrupção reinando, imperando em todo o mundo.  A inversão de valores é predominante nessa geração. Olhando para o futuro muitos perguntam:  Que será das próximas gerações? E os nossos filhos e netos, bisnetos em que mundo irão viver?

Sabemos pelos sinais dos tempos que o fim está próximo.  O inimigo investe pesado tentando impedir ou discredibilizar a pregação do evangelho.  Muitas vezes ficamos tristes por que pregamos a palavra e não temos retorno,  muitas vidas ouvem, mas não se convertem ao Senhor.  É frustrante. Eu bem sei!  Mas como eu já mencionei a pregação do evangelho serve tanto para a salvação, quanto para a condenação. Nosso dever é anunciar que o inferno foi criado para o diabo e para os seus anjos, não para o homem.  O homem só irá para o inferno se rejeitar o filho de Deus, pois quem tem o filho, tem a vida eterna e não sofrerá a VINGANÇA OU JUSTIÇA de Deus.  Hebreus 10:28-31 é um resumo de tudo o que foi falado aqui. 

Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.  De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.



28 de agosto de 2011

APERFEIÇOAMENTO


Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; (Filipenses 1:6).

A pintura sempre me fascinou.  Gostava de fotografar a natureza, e sempre pensava como seria bom poder retratar através da pintura a beleza da criação.   Mas o tempo passou e o sonho ficou esquecido. Mas quando abriu um instituto de  artes próximo de onde moro, meu sonho foi ressuscitado.

Apesar da aparente dificuldade, pintar não me parecia ser fácil, resolvi tentar .  Pensei em começar com algo bem simples,  mas a paixão por orquídeas falou mais alto e com o incentivo da professora me senti como o próprio da Vinci. 

Graças à paciência e o socorro da professora,  a pintura foi aos poucos sendo construída.  Em alguns momentos parecia que eu havia colocado tudo a perder.  Ficou horrível! Dizia eu desanimada, mas ela com habilidade de mestre, com algumas poucas e sutis pinceladas deixava tudo perfeito. Vendo a tela pronta, comentei com a professora, que também é evangélica: Quem olha para esse quadro pronto não imagina o processo e a expectativa gerada em toda a sua execução.  a tela em branco aos poucos foi ganhando vida, camada por camada fomos construindo aquilo que havíamos projetado para ela.  Me faz pensar na obra de aperfeiçoamento que Deus realiza na vida dos seus escolhidos.

Olhando para a minha própria história,  minhas lembranças retrocederam para o tempo de nova convertida.  Quando comecei a caminhar com o Senhor, dirigida pela sua palavra.  Muitos chamam esse  período  de primeiro amor, mas prefiro chamar aqui de "primeira infância".  Não acredito que a minha fé naquele tempo fosse maior do que hoje, mas que eu era para Deus como um bebe recém nascido,  que é cuidado pelo pai e atendido em todas as necessidades.  Mas conforme vamos crescendo,  adquirimos as condições necessárias para realizar sozinhos algumas tarefas, e o pai, que deseja nosso pleno desenvolvimento, vai nos delegando autonomia para enfrentarmos nossas batalhas. Nesse ponto já somos capazes de utilizar a fé, a autoridade e o poder que recebemos quando cremos no nome de Jesus.

Mas como filhos adotivos,  chegamos a Deus ainda com a nossa natureza herdada do antigo pai .  Nossa alma também já foi machucada, enganada ou muito mimada. Muitos desejam continuar recebendo tudo sem esforço, como quando eram criança.  Mas aquele que começou a boa obra em nós, a aperfeiçoará. E esse processo de aperfeiçoamento será contínuo até o dia em que partirmos ou que Jesus voltar.  

Outro dia conversando com um irmão, ele falava da experiência que viveu onde teve que esperar com paciência no Senhor até receber algo que muito queria.  Eu disse a ele que também já passei por esse processo,  mas no meu caso, demorei muito até aprender a esperar com paciência.  No momento que falei para Deus:  Ainda que a figueira não floresça, a videira não de o seu fruto...independentemente de receber a benção ou não,  continuarei em teus caminhos e me alegrarei na tua salvação. Quando isso se tornou verdade em meu coração, o milagre aconteceu. 

É assim que Deus nos aperfeiçoa. Vai trazendo o seu reino até nós e nos transformando na criatura que um dia Ele idealizou:  A sua imagem e semelhança e santos como Ele é. 
È muito bom poder olhar para trás e rever toda a nossa história com Deus.
Ele me fez esperar impacientemente pela promessa que me daria um filho, até que aprendi a ser paciente e aceitar que Ele é o dono do “sim e do não".  Me colocou um espinho na carne e durante muito tempo clamei ao Senhor, até que cheguei ao entendimento que a graça do Senhor me basta! 
Alguns como o jovem rico, para serem aperfeiçoados necessitam se desapegar das coisas materiais.  Alguns aprendem a depender do Senhor a tal ponto que necessitam orar para ter o pão de cada dia. E o Senhor os supre.  Outros perdem todos os bens e aprendem a declarar como Jó:  nasci nu e nu voltarei, bendito seja o nome do Senhor! 

Bom mesmo é saber que Senhor não nos deixa só, em todo deserto que passamos Ele nos acompanha e nos ajuda.  Experimentei essa verdade quando meu irmão sofreu um acidente de automóvel.  Um amigo que viajava com ele  nos deu a noticia:  ele perdera todos os movimentos e tinha apenas dez por cento de chance de sobreviver.  Eu estava profundamente triste,  mal conseguia falar com o Senhor, mas pedi que se fosse possível eu queria glorificá-lo em meio aquela dor e que meu irmão também recebesse paz mesmo diante da eminência da morte.  E o Senhor derramou do seu poder. Eu nada pedia, só glorificava e adorava a Deus com o mais profundo da minha alma.  Aprendi que é possível sim, adorar mesmo quando estamos sofrendo ou em tristeza profunda.
   
No salmo 119:71,  o salmista afirma:  Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.  Claro que ninguém gosta de passar por aflições, muitos nem as aceitam como permissão de Deus para nos ensinar.  Mas o crente que já chegou à maturidade espiritual sabe o quanto somos fortalecidos na fé e o quanto crescemos quando somos jogados na fornalha da provação e saímos dela como ouro purificado. Somos ovelhas do Senhor, marcadas por Ele através de cada prova e ninguém jamais poderá nos tirar essas marcas que nos identificam como sendo de Jesus. 

Outra coisa que quero comentar é que devemos ser pacientes com os novos convertidos,  eles serão aperfeiçoados como todo aquele que se achega ao Senhor.  Não digo que devemos ser pacientes com o pecado,  mas sim com as mudanças no sentido de personalidade e gostos. O Deus que começou a boa obra, age em todas as áreas de nossas vidas e nos aperfeiçoará  gradativamente até o dia que nos tomar para si.
Em 1 Coríntios 3:7 está escrito Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.  Regue com orações, discipule e aguarde o tempo certo que Deus dará o devido crescimento. 

Eu aprendo muito com as epistolas do Apostolo Paulo que refutou toda a sua glória humana como se fosse lixo e como um soldado combateu o bom combate, como um atleta buscou a excelência para conseguir atingir seus objetivos.  Foi apedrejado, traído, aprisionado, mas aprendeu com a dor e o sofrimento e não se rendeu a esse mundo.  E ainda nos presenteou com ensinamentos como o que está escrito em Romanos 8:37-39:

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.



7 de agosto de 2011

O MELHOR PRESENTE

   MEU VELHO PAI(Carmem Silva)



Todos os dias, assentado na escadinha de concreto junto ao portão da sua simples casa,  estava ele.  Muito simpático e atencioso conversava com todos os que passavam.  E mesmo aos que não conhecia cumprimentava com um bom dia, ou uma boa tarde.  Estava sempre só, e apesar da sua aparente enfermidade,  tinha um daqueles tumores gigantes em seu abdomem,  tinha sempre  um sorriso nos lábios e uma palavra de confiança para os que passavam.
Na semana que antecedia o dia dos pais, ele perguntou à minha filha, que me fazia companhia:  Já comprou o presente do papai ? E antes mesmo que ela respondesse, começou a contar a sua história.

Sabe, disse ele,  eu tenho uma filha.  Filha única, para a qual eu dediquei todo o meu amor.  Eu queria que ela tivesse tudo aquilo que não tive.   Mesmo sendo um homem simples e com pouca educação, meu maior sonho era vê-la formada e encaminhada na vida.  Trabalhei muito, fiz muitas horas extras para garantir o pagamento de sua faculdade. Ela era muito carinhosa e eu ficava muito feliz e orgulhoso  vendo que era  inteligencia e que ia muito bem nos estudos. 

Mas aos poucos comecei a perceber que ela já não era mais a mesma menina de sempre. Conforme foi adquirindo cultura e amigos importantes, começou a se distanciar, parecia ter vergonha de mim.  Depois que fiquei doente,  ela passou a me ignorar, pouco falava comigo,  dizia que era um velho ignorante. Terminou a faculdade e foi trabalhar em outro estado. Se casou,  e graças a Deus está muito bem.  Mas infelizmente já fazem anos que eu não a vejo.  Mas o importante é que ela está muito bem. Afirmou ele com um misto de orgulho e tristeza.
E olhando firmemente para a menina que lhe ouvia atenta,  disse:  Nunca se esqueça que VOCÊ É O MELHOR PRESENTE,  para seu pai.                                                   
                

                                    
                                                              
Filhos pense nisso: VOCÊ É O MELHOR  PRESENTE para o seu pai.

Não espere envelhecer para descobrir que perdeu muito tempo e que não há como recupera-lo.  Aproveite esse dia dos pais para honra-lo e demonstrar reconhecimento e gratidão por tudo que ele fez ou faz por você.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; (Efésio 6:2) 


Honrar aos pais é mandamento de Deus,  portanto o contrário é pecado. Vamos aproveitar esse dia tão especial para alegrar nosso Pai que está no céu,  presenteando nosso pai terreno com a honra que lhe é devida. 

Não se esqueça filho:   VOCÊ É O MELHOR PRESENTE que seu pai espera, para ter um:


FELIZ DIA DOS PAIS

2 de agosto de 2011

NASCER DE NOVO

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3

Existem momentos em nossas vidas que ficam marcados como um divisor.  Nossa existência poderá ficar definitivamente marcada por o ANTES e o DEPOIS.

Tenho certeza que por pior que seja a situação, nosso Pai que está no céu, sempre estará disposto a nos dar uma segunda chance. Uma oportunidade para recomeçar, ou como a maioria que chegou ao fundo do poço ou bem próximo à linha da morte diz:  NASCI DE NOVO.

Eu estava lendo uma reportagem do Estadão onde afirma que os índices de audiência (televisão) do resgate dos 33 mineiros chilenos em 13 de Outubro de 2010, pode ser comparado com a chegada do homem a lua, ou a posse do presidente americano Barack Obama, ou por incrível que pareça, com a final da copa do mundo na África do Sul.  Foi mesmo um acontecimento memorável.  Em todos os lugares se ouvia os comentários a respeito e todos torciam para que a tentativa de resgate fosse bem sucedida.

 Imagine os momentos de incertezas que viveram estes homens que ficaram enterrados vivos por tanto tempo ( 05 de Agosto a 13 de Outubro).  Alimentavam apenas a esperança que o seu país não os abandonaria a própria sorte. E chegou a hora do tão esperado parto:  O mundo todo se emocionou ao ver  pela televisão os 33 mineiros  um a um sendo retirados do seio da terra, surgindo aos poucos das profundezas, dava a impressão que estavam nascendo outra vez.
O que era esperança se tornou realidade,  e eles voltaram a ver a luz.

Imaginando sobre os recordes de audiências e no grande número de pessoas que ao redor do mundo aguardavam essa boa notícia,  percebi com clareza o porque Jesus falou que há alegria no céu quando um pecador se arrepende dos seus pecados(Lucas 15:10), e o porque da grande festa dada pelo pai do filho pródigo (Lucas 14:24).
Se aqui na terra, onde vivemos de modo passageiro,  há tanta alegria quando um perdido é achado e resgatado, imaginem a festa que os anjos fazem ao saberem que mais um  homem renasceu em Jesus e viverá eternamente, que escapou da morte eterna.

Jesus falou sobre o NOVO NASCIMENTO para Nicodemos que mesmo sendo um homem importante,  um príncipe dos judeus,  não conseguiu entender, ficou tão confuso que perguntou à Jesus:  Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? (João 3:1,4).

Hoje nessa geração onde impera a ciência e a  tecnologia, o homem já foi à lua, encurtou a distancia global,  a Internet  lhe possibilita enxergar o mundo todo estando em sua própria casa e assim mesmo ainda existem muitas e muitas pessoas que não conseguem compreender o que significa esse tão grande amor, que através de Jesus nos deu a oportunidade de nascer de novo e  nos tornamos filhos de Deus.
 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 12
 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (João 1:12,13).

Quando ouvimos a pregação do evangelho,  cremos que Jesus é o filho de Deus e  reconhecemos nossa natureza pecaminosa e confessamos que precisamos de um salvador,  a bíblia fala em Colossenses 1:13 que somos tirados(resgatados)da potestade das trevas, e somos transportados para o seu maravilhoso reino de luz.
Mas para que haja ressurreição é necessário haver morte.  Então Jesus morreu em nosso lugar e nos incluiu em sua morte.  E como Ele ressuscitou, Renasceu,  também nos incluiu em sua ressurreição.  Como está escrito em Romanos 6:4:
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

Aqueles 33 mineiros foram sepultados numa expectativa de morte, não havia nada que podessem fazer para saírem livres.  O preço do resgate era muito alto, não tinham condições de paga-lo.  Mas o governo daquela nação, investiu tempo e muito dinheiro para salvar a vida de 33 homens pobres e desconhecidos que jamais poderiam recompensa-lo pelo que foi feito. Nas escrituras, isso se chama graça, favor imerecido. E foi isso o que Deus realizou por nós através do sacríficio de Jesus.
 Acredito que aqueles homens jamais se esquecerão do dia em que foram resgatados das profundezas da terra e voltaram a ver a luz do dia.
Não importa qual a condição que o homem se encontre, Deus o deseja para si. A obra de Jesus é de restauração, de mudança.  Em Isaías 1:18 está escrito que: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
A maioria das pessoas só pensam na ira de Deus contra o pecador. E muitos que reconhecem que estão vivendo em pecado, não acreditam que  ainda haja  esperança em Deus para eles. Mas Jesus veio para buscar e salvar ao que se perdeu (Lucas 19:10). Ainda que o homem esteja em relação ao pecado como  Jonas estava quando foi tragado por um grande peixe e levado ao mais profundo abismo, o Senhor é poderoso para salvar. Basta fazer como Jonas que do abismo clamou ao Senhor dizendo:

As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.
Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó SENHOR meu Deus.
Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca. Jonas 2:5,6,10

Seja hoje o motivo de alegria no céu, confesse o nome de Jesus como filho de Deus. Creia que ele pode te resgatar e salvar do mais profundo e cruel pecado e ainda apagar todo o teu passado, deixando o branco como como a neve,  simbolicamente isso significa ser incluido na sua morte.  A partir de então voce terá uma nova vida,  estará incluído  na ressurreição de Jesus Cristo,  será transformado em uma nova criatura.
  
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2Corintios 5:17).


20 de julho de 2011

TSUNAMI DE FÉ

Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Tiago 1:6

Passei uma semana  na praia,  litoral norte de São Paulo. Mas como esse inverno está um tanto atípico, muito mais frio que o normal,  não deu para entrar no mar.  Apesar disso, havia sol e a temperatura estava excelente para uma caminhada a beira mar.  Enquanto caminhava, vendo a amplidão do oceano e toda a sua beleza, senti uma profunda emoção ao meditar em qual poderoso é o Senhor que criou o universo com tamanha perfeição.  Contemplando a grandeza de Deus, me senti tão pequena, mas ao mesmo tempo tão amada, tão especial por ter sido escolhida e adotada como filha,  que não contive as lágrimas que rolavam pelo meu rosto.  Sentia ao mesmo tempo o meu coração arder como se incendiado de tanto amor pelo meu salvador Jesus.

O mar estava calmo e as ondas vez ou outra tocavam meus pés.  Algumas ondas conseguiam chegava um pouco mais distante, mas outras mal tocavam a areia e já perdiam a força e recuavam de volta ao mar.
Me lembrei do versículo que compara ao que duvida com as ondas do mar.  Pensei em quantas vezes agi como aquelas tranquilas ondas que avançam pela praia mas logo recuam. Fiquei um bom tempo abservando o movimento das ondas que de maneira repetitiva,  vem forte em direção a praia,  mas termina brandamente,  deixando sua marca na areia, ela volta ao oceano.  Olhado aquele vai e vem das ondas, que não chega a lugar algum, desejei ser  semelhante a  uma tsunami,  uma fé avassaladora sobre o mal.  Aquela fé que cura doentes, ressuscita mortos e faz machado boiar (2Reis 6:4-7).

Mas logo voltei ao meu equilíbrio  e pedi ao Senhor apenas uma fé constante, que segue em frente como uma tsunami.  Uma fé como um grão de mostarda, suficiente para não retroceder quando evangelizar aos perdidos e necessitados dos quais todos já desistiram. Aquelas vidas que normalmente desistimos porque parece, aos nossos olhos carnais que não tem mais jeito.   Algumas pessoas parecem ser importantes demais, cultas, ricas ou extremamente incredulas.  Outras já estão consumidas, tragados pelo mais profundo abismo do pecado,  que destroi corpo, alma e espírito.
Fico muito triste quando vejo os viciados em craque que mais se parecem com zumbis.  Perderam a própria alma, não sabem mais nem quem são, perderam os sonhos,  a racionalidade, já não amam nem a si mesmos.  Para a maioria desses parece não haver mais esperança.  Mas eu preciso pelo menos chorar por eles, e crer que poderá haver um milagre como o do vale de ossos secos (Ezequiel 37).  Precisamos despertar para aqueles que ainda possuem coração.  Mesmo que estejam petrificados pela dor, pelo abandono e pela  rejeição dos pais e do país. Não cabe a mim julgá-los, mas amá-los, como Deus me amou. Para muitos a realidade é muito cruel, e satanás não perde a oportunidade para completar a destruição.
Existem crianças no norte e nordeste do Brasil que se prostituem por um prato de comida, ou por algumas moedas.

Confesso que eu, como parte da igreja de Jesus Cristo necessito ser mais constante na fé.  Não no sentimento de acreditar, mas na atitude, na coragem de pregar  a palavra  aos perdidos,  aos pobres, às prostitutas, aos ladrões, aos drogados, aos mendigos,  aos que muito pecaram (Rm 5:20).
O meu clamor então diante do meu Deus hoje é:  Senhor,  me tira dessa zona de conforto. Me livra desse pensamento que não sou capaz,  que tenho pouca força, que não posso enfrentar  os fortes touros de basã (Salmo 22:12) que estão destruindo as vidas ai fora. Faz de mim Senhor, uma tsunami que não retroceda diante do primeiro obstáculo ou da primeira ameaça.

Aqui no Brasil, muitos estão dando a vida pela floresta, estão morrendo para defenderem as árvores. Precisamos desses defensores e os admiro.  Mas eu como cristã, ainda estremeço quando ouço que um soldado do Senhor dos Exércitos tombou no cumprimento da sua missão.
Temos aceitado os pastores mercenários que roubam e exploram até aos mais necessitados.  usam a palavra de Deus para enviarem pro inferno vidas que seriam salvas se rcebessem o verdadeiro evangelho.
Não quero me conformar com este século.  Creio em um evangelho que liberta do pecado. 

Como é bom pertencer ao reino de Deus.  Sentir  sua presença e a segurança de saber que Ele é meu Bom Pastor e que sou conduzida à pastos verdejantes (Salmo 23). 
Mas não podemos nos esquecer que vivemos em uma Sodoma aonde o pecado como o homossexualismo, a prostituição,  estão sendo legalizados.  Nossos filhos estão sendo bombardeados nas escolas, nas ruas, através da televisão e da Internet com uma pregação avessa a nossa fé.
É um massacre contínuo e diabólico contra o "está escrito". E infelizmente muitos pais cristãos só se apercebem, quando a abominação já entrou em seus lares e destruiu seus filhos, a herança do Senhor (Salmo 127:3), que Ele nos confiou para cuidarmos.

Eu quero ser como uma tsunami Senhor!   Desejo que a tua igreja nessa nação seja como uma tsunami contra o pecado, contra a adulteração da tua palavra, contra os "doutores da graça" que rodam o mundo para fazer um discípulo,  e depois  o torna duas vezes mais filho do diabo que eles próprios.  Os mesmos que condenam os antigos Romanos que vendiam  indulgências ( indulto, favor, perdão),  estão  agindo de modo semelhante, fazendo comércio da palavra de Deus e da  salvação que Jesus nos deu de graça (Mateus 23:15).

Mas existem aqueles que pela fé estão destruindo fortalezas.  Alcançando lugares e  vidas que nada tem para oferecer,  exceto o coração que necessita ser transformado em santuário para o Senhor habitar.
Há inclusive um povo simples fazendo trabalho de formiguinhas.  Pastores pouco letrados,  que não sabem definir homilética, ou eloquencia, mas estão falando e anunciando que Jesus salva e que em breve voltará.
Pessoas simples com vestes simples, mas que não voltam, não retrocedem diante das dificuldades. Pessoas que ninguém enxerga, mas que estão dia a dia garantindo seu galardão. E a obra de Deus está sendo feita.

E assim como o mar continua lindo e misterioso,  guardando segredos nas suas profundas águas, e  século após século continua sendo exatamente como Deus o planejou, nós, a igreja de Jesus Cristo também prevaleceremos  até o fim e chegaremos à Ele exatamente como a palavra do Senhor diz que seremos: VENCEDORES E  BEM AVENTURADOS ( Apocalipse 22).

8 de julho de 2011

A TRISTEZA DOS FELIZES

 Feliz (Bem aventurado) aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Outro dia conversando com uma amiga, irmã em Cristo, ela,  se referindo a um problema que estava enfrentando, me perguntou:  Eu posso estar triste assim? Se eu tenho Jesus, eu posso estar deprimida?  E ela mesma afirmou: não. Eu  não posso!

Ouvindo essa afirmação com tanta veemência, que por ter Jesus, não poderia estar triste,  lembrei-me  de um tempo atrás, quando estava vivendo uma situação de tristeza e fiquei muito angustiada, porque sabia que aquela situação era irreversível. Eu teria que enfrentar a morte de uma pessoa a quem eu muito amava.  Sabia que aquela era a vontade de Deus e que eu deveria aceita-la. Orei dizendo ao  Senhor:  seja feita a sua vontade. Mas a tristeza continuava profunda em minha alma. Comecei a me alto repreender,  dizendo que não deveria me sentir assim.  

Mas a dor da separação doía muito. Então dobrei meus joelhos pedindo ao Senhor forças e que me livrasse daquela tristeza. Também pedi perdão, achando que não era correto ficar tão triste.  Depois de orar, abri a bíblia em Mateus 26:36-38, onde está escrito:

Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.  E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu,  começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.  Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.

Então o Espírito Santo falou ao meu coração:  Será que você é melhor que Jesus,  que se angustiou e se entristeceu  diante do sofrimento e da dor?
Naquele momento percebi que como carne, sou fraca (Mateus 26:41)  e sujeita ao sofrimento que o mundo me impõe.
Depois desse fato, tenho percebido, que como eu, muitos cristãos não aceitam a tristeza como sentimento natural que afeta a todo ser humano. Muitos acreditam que ser cristão é andar sempre em plena alegria independente da situação que os cerca.

Mas a bíblia mostra que muitos homens de Deus se entristeceram por  diversos motivos.  Em 2 Samuel capítulos 18:33 a 19:1-8, podemos ler sobre  a profunda tristeza do rei Davi, quando Absalão seu filho foi morto. Davi era um homem segundo o coração de Deus.  Em seus salmos há relatos onde ele se alegra na presença de Deus, e outros de grande sofrimento como essa passagem de 2 Samuel 19:2, que a tristeza do rei, era tão grande que chegou a contagiar a todo os seus súditos.  Davi teve que reagir contra a tristeza que o abateu, caso contrário seu próprio reino estaria comprometido (19:8).  Ele sabia o que era estar triste, mas podemos ver em seus salmos,  que quando estava em grande angustia, ele  derramava o seu coração diante de Deus em profundo clamor.  Veja sua expressão no Salmo  31:9,10:

Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre.
Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se consomem.

Derramar nosso coração repleto de tristeza aos pés do Senhor,  acredito ser a maneira de não sermos devorados pela demasiada  tristeza, ou por tristeza sobre tristeza, como menciona o Apóstolo Paulo, outro servo de Deus que sofreu muitas tristezas em seu ministério ( 2 Coríntios 2:7 e Filipenses 2:27).

Outro exemplo de que a oração, o clamor a Deus poderá nos livrar de uma tristeza permanente, cronica, que não passa nunca, é do próprio Jesus que momentos antes da sua prisão, estando  em agonia e em  profunda tristeza,  por três vezes prostrando-se orou ao Pai, pedindo que se possível passasse Dele aquele cálice, mas que fosse feita a vontade de Deus e não a sua (Mateus 26:45). Aceitar a vontade de Deus também alivia a nossa dor.

Temos ouvidos falar muito que este é o século das doenças psicossomáticas, causadas pela depressão, pela tristeza cronica e permanente.
 E nós os “felizes”  que pela graça  de Jesus, temos a garantia de uma eternidade sem lágrimas, nem morte, pranto ou clamor ( Apocalipse 21:4), devemos estar atentos e vigiar,  porque Satanás fará o possível, para nos lançar o sono da tristeza, como os discípulos que não conseguiram vigiar com Jesus, vencidos pela tristeza, dormiram.

 E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza. Lucas 22:45

Muitos Santos estão assim, abatidos, trancados em seus quartos, sem forças para reagir.  Outros estão dependentes de medicamentos que prometem aliviar o sofrimento, mas não curam a alma, servem apenas como uma fuga da realidade. (Claro que existem problemas físicos, que estão acima dos emocionais e que necessitam do uso contínuo de remédios).

Mas a boa notícia é que o Senhor o nosso Deus,  dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que já não tem nenhum vigor (Isaías 40:29).
Somo felizes em possuirmos tais promessas. E em meio a tristeza, angustia e dor, devemos profetizar a palavra de Deus,  dobrar nossos joelhos e clamar ao Senhor que  renove as nossas forças e que derrame sobre nós a unção de alegria vinda do seu Santo Espírito.

Enquanto habitarmos no mundo teremos aflições, haverá pranto, choro e clamor, mas devemos ter bom animo, porque sabemos que Jesus já venceu o mundo (João 16:33) e nos deu o dom da fé para que também o vençamos (1 João 5:4). Não podemos esquecer que o nosso Rei não é desse mundo,  Ele nos aguarda em seu reino celestial, onde já  preparou lugar  para todos os bem aventurados (felizes) que crêem em seu nome (João 14:2,3).

Vamos orar pedindo que venha a nós o reino de Deus, que segundo Romanos 14:17,  não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Que seja feita a sua santa vontade em nossas vidas e que o Senhor nos ajude a sermos felizes e alegres, pela confiança que temos um galardão nos céus. E que a nossa tribulação é leve e momentânea, comparada com a alegria que teremos junto ao nosso Senhor e Salvador Jesus, que nos dirá naquele glorioso dia:
Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Mateus 25:34