Lendo sobre a Reforma Protestante e como Martinho Lutero foi usado por Deus para trazer de volta a pregação da salvação pelo meio da graça, fiquei pensando o quanto devemos a ele que destemidamente enfrentou o sistema político e religioso da época para resgatar e trazer de volta a pregação da palavra de Deus que havia sido banida da igreja. Acredito que devemos a ele a mesma honra que dispensamos aos grandes heróis da fé, os servos de Deus que são mencionados na bíblia.
Como Moisés, que cresceu no palácio de Faraó e conheceu profundamente as suas crenças e costumes, Lutero também foi enviado por Deus para habitar no meio daqueles que escravizaram a humanidade com os seus dogmas, privando-a do conhecimento da salvação pela graça e fé em Jesus. Lutero foi monge, sacerdote e professor de teologia. E como Deus chamou o Apostolo Paulo que era Fariseu (Atos 26:5), profundo e zeloso conhecedor da lei, levando-o a renunciar toda a sua glória e a própria segurança por amor ao evangelho de Jesus, Martinho Lutero também, ao se tornar conhecedor do dom gratuito de Deus, da salvação por meio da graça e da fé em Jesus, renunciou a toda glória e segurança que conquistara como fiel servidor da igreja católica.
Em Hebreus 11:24 diz que pela fé Moisés recusou ser chamado filho da filha de Faraó, penso que Lutero na semelhança de Moisés, renunciou a possibilidade de chegar a ser papa, pois tinha seguramente condições para alcançar o mais alto posto da igreja católica. Mas pela fé preferiu renunciar a tudo, preferindo ser excomungado e perseguido.
Foi graças a esse servo de Deus, que a bíblia foi resgatada, e a palavra de Deus que nos prega a salvação pela fé no nome de Jesus, pode voltar a ser anunciada aos pobres e cativos da terra. Essa mesma palavra desde então tem sido anunciada em todas as nações, chegando até a você e a mim, que cremos e fomos transformados por ela, em filhos de Deus.
Fiquei pensando como terá sido terrível viver nesse período em que a humanidade andou sem o verdadeiro conhecimento da palavra de Deus. Não tinham conhecimento da lei e muito menos da graça. Desconheciam totalmente a misericórdia e o amor de Deus. Os papas romanos passavam para o povo a ideia de um Deus tirano e furioso que só se aplacava com grandes somas de dinheiro. O céu e o perdão eram, segundo eles, adquiridos com a compra das indulgências. Quem tinha dinheiro ficava tranquilo porque pagava e garantia sua ida para o céu, independentemente de suas obras boas ou más. Porém os pobres, ainda que justos, não recebiam as mesmas considerações. E os remanescentes que não se submetiam, preferindo continuarem crendo em um Deus de misericórdia e de amor, eram perseguidos e até mortos.
Imagine só, como Satanás e seus anjos estavam felizes. O sacrifício que Jesus realizou na cruz do calvário parecia esquecido, inoperante, era como um tesouro perdido. A bíblia se tornou um livro inacessível para a maioria das pessoas. E Somente aquelas que conheciam o hebraico ou o latim poderiam lê-la, caso tivesse acesso a ela. Era exatamente como o relato de Isaías 29:11,12, que diz:
Por isso toda a visão vos é como as palavras de um livro selado que se dá ao que sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não posso, porque está selado. Ou dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não sei ler.
E assim, por aproximadamente mil anos a humanidade em quase a sua totalidade, viveu sem o conhecimento da palavra que salva, sem o conhecimento da graça e do grande amor de Deus revelado através de Cristo Jesus.
Mas em 10 de Novembro de 1483, nasceu na Alemanha, filho de mineiros pobres, Martinho Lutero, que seria instrumento de Deus, levantado do meio do próprio clero romano, para proclamar a verdade do evangelho, escondida por todos esses anos. Era chegada a hora da palavra de Deus voltar a ser anunciada para todos os homens, em todas as nações.
Em 31 de Outubro de 1517, Lutero fixou as 95 teses, que sugeria uma reforma na igreja católica, mas ao contrário disso, foi excomungado e perseguido, mas Deus, nessa altura já havia começado a reforma nos corações dos que receberam a palavra e creram nela. Assim iniciou-se ma verdadeira revolução, começando pela Alemanha mas que depois alcançou outros países da Europa, dando origem a Reforma Protestante. E o mais importante aconteceu quando a bíblia foi traduzida por Lutero, para o alemão, depois gradativamente outras traduções em outras línguas começaram a surgir ao redor do mundo.
Hoje a bíblia é o livro mais vendido em todo o mundo, além da bíblia on line facilmente encontrada na internet em várias línguas. Devemos aproveitar a liberdade que ainda temos hoje, para conhecermos as escrituras. Alguns países da Europa começaram a proibirem o uso de símbolos religiosos em lugares públicos, como a burca muçulmana. Mass não se engane, a bíblia sagrada é o símbolo mais importante do cristianismo e acredito que não passará muito tempo até que comecem a proibi-la também.
Aproveite esse tempo de liberdade para escrever as sagradas escrituras nas tábuas do seu coração. O espírito do anti Cristo já está operando no mundo, e só os que estiverem firmados na palavra de Deus o resistirão. Ensine a para seus filhos, incentive-os a lerem a bíblia, você poderá não estar mais aqui para ajudá-los no tempo da grande tribulação que virá sobre o mundo.
A igreja primitiva era tão forte, mas foi tragada pelo império das trevas, que pouco a pouco foi introduzindo seus conceitos diabólicos até mascarar por completo a fé na verdade ensinada por Jesus. Senti tristeza ao pensar que muitas igrejas que também foram fortes em nossos dias, estão se deixando levar pela ganância e permitindo que a idolatria e a apostasia as destruam. Tem um vídeo no YouTube no qual um pastor bastante conhecido em São Paulo, afirma que a vinda de Jesus é como a linha do horizonte que jamais chegaremos a ela, diz claramente que não passa de um horizonte utópico. Ao contrário desse, existem os que afirmam terem conseguido precisar o dia exato da volta de Jesus, o que também não passa de pura heresia, porque Jesus fala em Mateus 24:36 que daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
A venda de "indulgências" e a idolatria corre solta em muitas igrejas. Vendem a "arca do tesouro", prometendo aos que derem uma boa oferta que as bençãos de Deus serão abundantes em suas casas, enquanto a arca ali estiver. Já ouvi falar da rosa ungida, de toalhinhas suadas, meias santas para os pés, óleo de Israel para unção, água do rio Jordão, pão abençoado para a multiplicação e assim acredito que não estamos muito longe de precisarmos de um novo "Lutero" para trazer uma nova reforma.
Falamos em avivamento, mas estamos iguais a Israel que eram restaurados por Deus, mas em pouco tempo voltavam a cometer as mesmas abominações. Mas acredito que Jesus está voltando, e que o próximo mergulho do mundo nas trevas, sem a palavra de Deus será no governo da besta e do anticristo, depois que Jesus resgatar a igreja, tirando-a do meio da grande tribulação.
Estamos comemorando 494 anos da reforma protestante e o meu desejo é instigar os meus irmãos leitores a lerem mais a palavra de Deus e a proclamar, que embora não saibamos quando, o livro sagrado provavelmente será retirado das nossas mãos, mas se a verdade do Senhor estiver escrita em nossos corações, jamais nos dobraremos diante do dragão que tentará tragar os escolhidos do Senhor.
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
Apocalipse 3:10