BEM VINDOS AO MEU BLOG! JESUS É O NOSSO ELO DE UNIDADE E AMOR !

28 de agosto de 2011

APERFEIÇOAMENTO


Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; (Filipenses 1:6).

A pintura sempre me fascinou.  Gostava de fotografar a natureza, e sempre pensava como seria bom poder retratar através da pintura a beleza da criação.   Mas o tempo passou e o sonho ficou esquecido. Mas quando abriu um instituto de  artes próximo de onde moro, meu sonho foi ressuscitado.

Apesar da aparente dificuldade, pintar não me parecia ser fácil, resolvi tentar .  Pensei em começar com algo bem simples,  mas a paixão por orquídeas falou mais alto e com o incentivo da professora me senti como o próprio da Vinci. 

Graças à paciência e o socorro da professora,  a pintura foi aos poucos sendo construída.  Em alguns momentos parecia que eu havia colocado tudo a perder.  Ficou horrível! Dizia eu desanimada, mas ela com habilidade de mestre, com algumas poucas e sutis pinceladas deixava tudo perfeito. Vendo a tela pronta, comentei com a professora, que também é evangélica: Quem olha para esse quadro pronto não imagina o processo e a expectativa gerada em toda a sua execução.  a tela em branco aos poucos foi ganhando vida, camada por camada fomos construindo aquilo que havíamos projetado para ela.  Me faz pensar na obra de aperfeiçoamento que Deus realiza na vida dos seus escolhidos.

Olhando para a minha própria história,  minhas lembranças retrocederam para o tempo de nova convertida.  Quando comecei a caminhar com o Senhor, dirigida pela sua palavra.  Muitos chamam esse  período  de primeiro amor, mas prefiro chamar aqui de "primeira infância".  Não acredito que a minha fé naquele tempo fosse maior do que hoje, mas que eu era para Deus como um bebe recém nascido,  que é cuidado pelo pai e atendido em todas as necessidades.  Mas conforme vamos crescendo,  adquirimos as condições necessárias para realizar sozinhos algumas tarefas, e o pai, que deseja nosso pleno desenvolvimento, vai nos delegando autonomia para enfrentarmos nossas batalhas. Nesse ponto já somos capazes de utilizar a fé, a autoridade e o poder que recebemos quando cremos no nome de Jesus.

Mas como filhos adotivos,  chegamos a Deus ainda com a nossa natureza herdada do antigo pai .  Nossa alma também já foi machucada, enganada ou muito mimada. Muitos desejam continuar recebendo tudo sem esforço, como quando eram criança.  Mas aquele que começou a boa obra em nós, a aperfeiçoará. E esse processo de aperfeiçoamento será contínuo até o dia em que partirmos ou que Jesus voltar.  

Outro dia conversando com um irmão, ele falava da experiência que viveu onde teve que esperar com paciência no Senhor até receber algo que muito queria.  Eu disse a ele que também já passei por esse processo,  mas no meu caso, demorei muito até aprender a esperar com paciência.  No momento que falei para Deus:  Ainda que a figueira não floresça, a videira não de o seu fruto...independentemente de receber a benção ou não,  continuarei em teus caminhos e me alegrarei na tua salvação. Quando isso se tornou verdade em meu coração, o milagre aconteceu. 

É assim que Deus nos aperfeiçoa. Vai trazendo o seu reino até nós e nos transformando na criatura que um dia Ele idealizou:  A sua imagem e semelhança e santos como Ele é. 
È muito bom poder olhar para trás e rever toda a nossa história com Deus.
Ele me fez esperar impacientemente pela promessa que me daria um filho, até que aprendi a ser paciente e aceitar que Ele é o dono do “sim e do não".  Me colocou um espinho na carne e durante muito tempo clamei ao Senhor, até que cheguei ao entendimento que a graça do Senhor me basta! 
Alguns como o jovem rico, para serem aperfeiçoados necessitam se desapegar das coisas materiais.  Alguns aprendem a depender do Senhor a tal ponto que necessitam orar para ter o pão de cada dia. E o Senhor os supre.  Outros perdem todos os bens e aprendem a declarar como Jó:  nasci nu e nu voltarei, bendito seja o nome do Senhor! 

Bom mesmo é saber que Senhor não nos deixa só, em todo deserto que passamos Ele nos acompanha e nos ajuda.  Experimentei essa verdade quando meu irmão sofreu um acidente de automóvel.  Um amigo que viajava com ele  nos deu a noticia:  ele perdera todos os movimentos e tinha apenas dez por cento de chance de sobreviver.  Eu estava profundamente triste,  mal conseguia falar com o Senhor, mas pedi que se fosse possível eu queria glorificá-lo em meio aquela dor e que meu irmão também recebesse paz mesmo diante da eminência da morte.  E o Senhor derramou do seu poder. Eu nada pedia, só glorificava e adorava a Deus com o mais profundo da minha alma.  Aprendi que é possível sim, adorar mesmo quando estamos sofrendo ou em tristeza profunda.
   
No salmo 119:71,  o salmista afirma:  Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.  Claro que ninguém gosta de passar por aflições, muitos nem as aceitam como permissão de Deus para nos ensinar.  Mas o crente que já chegou à maturidade espiritual sabe o quanto somos fortalecidos na fé e o quanto crescemos quando somos jogados na fornalha da provação e saímos dela como ouro purificado. Somos ovelhas do Senhor, marcadas por Ele através de cada prova e ninguém jamais poderá nos tirar essas marcas que nos identificam como sendo de Jesus. 

Outra coisa que quero comentar é que devemos ser pacientes com os novos convertidos,  eles serão aperfeiçoados como todo aquele que se achega ao Senhor.  Não digo que devemos ser pacientes com o pecado,  mas sim com as mudanças no sentido de personalidade e gostos. O Deus que começou a boa obra, age em todas as áreas de nossas vidas e nos aperfeiçoará  gradativamente até o dia que nos tomar para si.
Em 1 Coríntios 3:7 está escrito Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.  Regue com orações, discipule e aguarde o tempo certo que Deus dará o devido crescimento. 

Eu aprendo muito com as epistolas do Apostolo Paulo que refutou toda a sua glória humana como se fosse lixo e como um soldado combateu o bom combate, como um atleta buscou a excelência para conseguir atingir seus objetivos.  Foi apedrejado, traído, aprisionado, mas aprendeu com a dor e o sofrimento e não se rendeu a esse mundo.  E ainda nos presenteou com ensinamentos como o que está escrito em Romanos 8:37-39:

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.



7 de agosto de 2011

O MELHOR PRESENTE

   MEU VELHO PAI(Carmem Silva)



Todos os dias, assentado na escadinha de concreto junto ao portão da sua simples casa,  estava ele.  Muito simpático e atencioso conversava com todos os que passavam.  E mesmo aos que não conhecia cumprimentava com um bom dia, ou uma boa tarde.  Estava sempre só, e apesar da sua aparente enfermidade,  tinha um daqueles tumores gigantes em seu abdomem,  tinha sempre  um sorriso nos lábios e uma palavra de confiança para os que passavam.
Na semana que antecedia o dia dos pais, ele perguntou à minha filha, que me fazia companhia:  Já comprou o presente do papai ? E antes mesmo que ela respondesse, começou a contar a sua história.

Sabe, disse ele,  eu tenho uma filha.  Filha única, para a qual eu dediquei todo o meu amor.  Eu queria que ela tivesse tudo aquilo que não tive.   Mesmo sendo um homem simples e com pouca educação, meu maior sonho era vê-la formada e encaminhada na vida.  Trabalhei muito, fiz muitas horas extras para garantir o pagamento de sua faculdade. Ela era muito carinhosa e eu ficava muito feliz e orgulhoso  vendo que era  inteligencia e que ia muito bem nos estudos. 

Mas aos poucos comecei a perceber que ela já não era mais a mesma menina de sempre. Conforme foi adquirindo cultura e amigos importantes, começou a se distanciar, parecia ter vergonha de mim.  Depois que fiquei doente,  ela passou a me ignorar, pouco falava comigo,  dizia que era um velho ignorante. Terminou a faculdade e foi trabalhar em outro estado. Se casou,  e graças a Deus está muito bem.  Mas infelizmente já fazem anos que eu não a vejo.  Mas o importante é que ela está muito bem. Afirmou ele com um misto de orgulho e tristeza.
E olhando firmemente para a menina que lhe ouvia atenta,  disse:  Nunca se esqueça que VOCÊ É O MELHOR PRESENTE,  para seu pai.                                                   
                

                                    
                                                              
Filhos pense nisso: VOCÊ É O MELHOR  PRESENTE para o seu pai.

Não espere envelhecer para descobrir que perdeu muito tempo e que não há como recupera-lo.  Aproveite esse dia dos pais para honra-lo e demonstrar reconhecimento e gratidão por tudo que ele fez ou faz por você.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; (Efésio 6:2) 


Honrar aos pais é mandamento de Deus,  portanto o contrário é pecado. Vamos aproveitar esse dia tão especial para alegrar nosso Pai que está no céu,  presenteando nosso pai terreno com a honra que lhe é devida. 

Não se esqueça filho:   VOCÊ É O MELHOR PRESENTE que seu pai espera, para ter um:


FELIZ DIA DOS PAIS

2 de agosto de 2011

NASCER DE NOVO

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3

Existem momentos em nossas vidas que ficam marcados como um divisor.  Nossa existência poderá ficar definitivamente marcada por o ANTES e o DEPOIS.

Tenho certeza que por pior que seja a situação, nosso Pai que está no céu, sempre estará disposto a nos dar uma segunda chance. Uma oportunidade para recomeçar, ou como a maioria que chegou ao fundo do poço ou bem próximo à linha da morte diz:  NASCI DE NOVO.

Eu estava lendo uma reportagem do Estadão onde afirma que os índices de audiência (televisão) do resgate dos 33 mineiros chilenos em 13 de Outubro de 2010, pode ser comparado com a chegada do homem a lua, ou a posse do presidente americano Barack Obama, ou por incrível que pareça, com a final da copa do mundo na África do Sul.  Foi mesmo um acontecimento memorável.  Em todos os lugares se ouvia os comentários a respeito e todos torciam para que a tentativa de resgate fosse bem sucedida.

 Imagine os momentos de incertezas que viveram estes homens que ficaram enterrados vivos por tanto tempo ( 05 de Agosto a 13 de Outubro).  Alimentavam apenas a esperança que o seu país não os abandonaria a própria sorte. E chegou a hora do tão esperado parto:  O mundo todo se emocionou ao ver  pela televisão os 33 mineiros  um a um sendo retirados do seio da terra, surgindo aos poucos das profundezas, dava a impressão que estavam nascendo outra vez.
O que era esperança se tornou realidade,  e eles voltaram a ver a luz.

Imaginando sobre os recordes de audiências e no grande número de pessoas que ao redor do mundo aguardavam essa boa notícia,  percebi com clareza o porque Jesus falou que há alegria no céu quando um pecador se arrepende dos seus pecados(Lucas 15:10), e o porque da grande festa dada pelo pai do filho pródigo (Lucas 14:24).
Se aqui na terra, onde vivemos de modo passageiro,  há tanta alegria quando um perdido é achado e resgatado, imaginem a festa que os anjos fazem ao saberem que mais um  homem renasceu em Jesus e viverá eternamente, que escapou da morte eterna.

Jesus falou sobre o NOVO NASCIMENTO para Nicodemos que mesmo sendo um homem importante,  um príncipe dos judeus,  não conseguiu entender, ficou tão confuso que perguntou à Jesus:  Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? (João 3:1,4).

Hoje nessa geração onde impera a ciência e a  tecnologia, o homem já foi à lua, encurtou a distancia global,  a Internet  lhe possibilita enxergar o mundo todo estando em sua própria casa e assim mesmo ainda existem muitas e muitas pessoas que não conseguem compreender o que significa esse tão grande amor, que através de Jesus nos deu a oportunidade de nascer de novo e  nos tornamos filhos de Deus.
 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 12
 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (João 1:12,13).

Quando ouvimos a pregação do evangelho,  cremos que Jesus é o filho de Deus e  reconhecemos nossa natureza pecaminosa e confessamos que precisamos de um salvador,  a bíblia fala em Colossenses 1:13 que somos tirados(resgatados)da potestade das trevas, e somos transportados para o seu maravilhoso reino de luz.
Mas para que haja ressurreição é necessário haver morte.  Então Jesus morreu em nosso lugar e nos incluiu em sua morte.  E como Ele ressuscitou, Renasceu,  também nos incluiu em sua ressurreição.  Como está escrito em Romanos 6:4:
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

Aqueles 33 mineiros foram sepultados numa expectativa de morte, não havia nada que podessem fazer para saírem livres.  O preço do resgate era muito alto, não tinham condições de paga-lo.  Mas o governo daquela nação, investiu tempo e muito dinheiro para salvar a vida de 33 homens pobres e desconhecidos que jamais poderiam recompensa-lo pelo que foi feito. Nas escrituras, isso se chama graça, favor imerecido. E foi isso o que Deus realizou por nós através do sacríficio de Jesus.
 Acredito que aqueles homens jamais se esquecerão do dia em que foram resgatados das profundezas da terra e voltaram a ver a luz do dia.
Não importa qual a condição que o homem se encontre, Deus o deseja para si. A obra de Jesus é de restauração, de mudança.  Em Isaías 1:18 está escrito que: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
A maioria das pessoas só pensam na ira de Deus contra o pecador. E muitos que reconhecem que estão vivendo em pecado, não acreditam que  ainda haja  esperança em Deus para eles. Mas Jesus veio para buscar e salvar ao que se perdeu (Lucas 19:10). Ainda que o homem esteja em relação ao pecado como  Jonas estava quando foi tragado por um grande peixe e levado ao mais profundo abismo, o Senhor é poderoso para salvar. Basta fazer como Jonas que do abismo clamou ao Senhor dizendo:

As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.
Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó SENHOR meu Deus.
Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca. Jonas 2:5,6,10

Seja hoje o motivo de alegria no céu, confesse o nome de Jesus como filho de Deus. Creia que ele pode te resgatar e salvar do mais profundo e cruel pecado e ainda apagar todo o teu passado, deixando o branco como como a neve,  simbolicamente isso significa ser incluido na sua morte.  A partir de então voce terá uma nova vida,  estará incluído  na ressurreição de Jesus Cristo,  será transformado em uma nova criatura.
  
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2Corintios 5:17).