BEM VINDOS AO MEU BLOG! JESUS É O NOSSO ELO DE UNIDADE E AMOR !

29 de junho de 2011

CASA VAZIA


E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada (Mateus 12:43,44). 

Será que toda casa vazia acabará ocupada por demônios? Nem sempre. No mundo existem muitas pessoas vazias de Deus que não são possuídas por espíritos malignos, embora estejam separadas da graça de Deus (João 3:36). E quanto aos remidos, todos são cheios do Espírito Santo? Todos possuem rios de água viva correndo em seu interior como Jesus nos prometeu?  

Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado João 7:38,39.  

Tenho visto muitos irmãos vazios em seu interior, que ainda não receberam a promessa de serem revestidos de poder. Embora tenham sido limpos pela palavra, libertos dos pecados e até de demônios que neles habitavam, estão como a casa, varrida e adornada, ou como odres novos, prontinhos para receberem o "vinho novo". Ainda que tenham se batizado nas águas, congreguem regularmente, ofertem, dêem o dízimo e alguns até já exerçam ministério em suas igrejas, ainda estão como os discípulos de Jesus, que o Espírito habitava com eles, mas só depois que Jesus foi glorificado e receberam a promessa do Pai, o Espírito passou a habitar neles. (Atos 2).

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós (João 14:16-18).

Essa é a grande diferença entre o velho e o novo testamento. Antes do Pentecostes o Espírito de Deus estava sobre, ou com os Sevos do Senhor, mas não habitava neles. E hoje, sem o batismo no Espírito, seremos como os que serviam a Deus no velho testamento, lutando com suas próprias forças para obedecerem aos mandamentos. Continuaremos carregando o pesado fardo da lei, sendo que Jesus disse que o seu fardo é leve e o seu jugo é suave (Mateus 11:29,30).

O Espírito Santo foi enviado para nos revelar as profundezas de Deus, nos ensinar e nos revelar os mistérios contidos há séculos na palavra. Também nos faz lembrar o que Jesus  ensinou (João 14: 26) e fala através de nós (Mateus 10:20).  Nos auxilia a vencermos a nossa natureza carnal e a gerarmos frutos espirituais de justiça (Gálatas 5). Com o Espírito de Deus habitando em nós, voltamos a ser a imagem e semelhança de Deus, como no principio da criação (Ganeses 1:26). É Ele quem torna o nosso fardo leve e suave. Sem o Espírito Santo, que vivifica a letra, a bíblia será para nós, apenas um livro de leis espirituais, muito difícil de ser compreendido e obedecido. Um livro de muitas regras como está escrito em Isaías 28:10,13:

Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali. Assim, pois, a palavra do SENHOR lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem e se enlacem, e sejam presos.  

Não entendo porque as pessoas tem facilidade em acreditar que os demônios podem habitam o interior de uma vida, tomar a sua mente, levando-a a praticar as mesmas obras más de Satanás. Tornando-a semelhantes ao diabo e a seus demônios ( Note que satanás imita os feitos de Deus, mas em maldade).

Mas quando falamos que o Espírito Santo de Deus faz morada em nosso interior, para nos santificar e nos ajudar a praticar as mesmas obras que Deus, e nos dar a mente de Jesus (I Coríntios 2:16), muitos resistem, dizem que somos pretensiosos, ou acreditam que a promessa é só para alguns "muito santos". Mas a promessa é para todos os que crêem em Jesus e o recebem como Senhor e salvador. Em Lucas 11:13 Jesus falou:... quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem. 

Como não foi possível aos homens obedecerem as leis da antiga aliança, que era mandamentos sobre mandamentos, regra sobre regra. Deus que já havia prometido uma NOVA ALIANÇA, na qual as suas leis seriam colocadas em nosso interior e escrita em nossos corações (Jeremias 31:31-34), Ele nos enviou Jesus, que venceu o pecado e o inferno, cumprindo assim a lei e a justiça (Mateus 5:17), que para nós era impossível, devido a lei do pecado e da morte que atuava em nós (Romanos 8:2). 

Jesus como mediador dessa nova aliança, se ofereceu como holocausto eterno, redimindo assim os nossos pecados para sempre (Hebreus 9). Nos limpou, santificou e nos fez templo de Deus e habitação do seu Santo Espírito. Agora, na época da graça, temos a lei de Deus em nosso interior, escrita pelo Espírito Santo, não em tábuas de pedras, mas em nossos corações (2 Coríntios 3:3). Não devemos resistir ou ignorar a importância desse feito tão glorioso.

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo ( I Coríntios 3:16,17 ).

O processo de evangelização não pode terminar com o batismo nas águas. Todo o novo convertido deveria receber esse revestimento de poder, caso contrário, não haverá o crescimento espiritual desejado.
Como seria maravilhoso se todos os cristãos entendessem a importância do batismo no Espírito Santo e o buscassem. Acredito que se todos os que forem evangelizados, receberem também o ensinamento e a ministração para serem cheios do Espírito, o avivamento que tanto esperamos e a própria volta de Jesus seriam antecipados.  

Mas infelizmente, muitos cristão pensam que o Batismo no Espírito Santo, só serve para falar em línguas estranhas. Outros acreditam que as manifestações do Espírito são práticas carnais como temos visto ou ouvido de pessoas que parecem totalmente descontroladas, servindo inclusive de escândalo e zombaria para os infiéis.   O Apostolo Paulo em sua carta aos I Coríntios 14:39,40, nos alerta: ... não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.

O falar em línguas é uma evidencia do batismo no Espírito, um sinal que Deus nos dá, que a partir desse momento, somos habitado pelo seu Espírito, que nos ajudará a vencermos o mundo pela fé no nome de Jesus.  Existem teorias que orienta os crentes a orarem o tempo todo em línguas estranhas. Afirmam que só assim, oraremos segundo a vontade de Deus.

O Apostolo Paulo fala (I Coríntios 14:14) que quando oramos em língua desconhecida, o espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. E que devemos orar com o espírito, mas também com o entendimento. Em Atos 2:11, os que receberam o dom do Espírito, falavam em línguas das grandezas de Deus. E os versículos 14-41, o Apostolo Pedro, logo após ter sido revestido de poder, falou ao povo dos mistérios de Deus contidos em sua palavra, e os que ouviram creram, porque era o próprio Espírito derramando a graça e a salvação (Atos 2:47).  Imagine se Pedro, querendo mostrar que estava cheio do Espírito, continuasse a falar em línguas estranhas? O evangelho não teria sido anunciado naquele dia. E com certeza não era esse o propósito de Deus. 

Há muito o que falar, sobre a maravilha de sermos cheios do Espírito Santo. Mas não é possível fazê-lo em uma única postagem. Mas deixo aqui o meu clamor ao Senhor, que o próprio Espírito gere nos corações daqueles que ainda não experimentaram esse poder, o interesse e a fé para recebê-lo. E que nós como igreja de Jesus, quando evangelizarmos, façamos de forma completa, ensinando e ministrando sobre o ser cheios do Espírito Santo. Pois com certeza essa é a vontade de Deus. Veja o que diz o Apóstolo Paulo em I Coríntios 2: 9-12:
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao
coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.

Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está?
Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.

Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário