Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; como também não há licença nesta peleja; nem tampouco a impiedade livrará aos ímpios. Eclesiastes 8:8
Essa semana, ante os comentários sobre a morte do fundador da Apple, me lembrei desse versículo aonde Salomão com toda a sua sabedoria expressou uma verdade que até hoje, apesar de todo o conhecimento cientifico na área da medicina, o homem não conseguiu modificá-la. Seja ele rico, pobre, sábio, tolo ou um gênio como no caso de Steves Jobs, não consegue impedir que a morte chegue e ponha fim em sua existência.
Eu não tinha a intenção de escrever a respeito desse fato, mas como o salmista, que afirma no salmo 119:97: Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia, fiquei pensando no significado da maçazinha que é o logotipo da marca Apple. O que me chamou a atenção foi que apesar da simplicidade, o logotipo possua um significado tão especial: "Símbolo do conhecimento".
Uma idéia genial, que identifica com muita propriedade os produtos da empresa. Ainda que a bíblia não mencione a maça como sendo o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, são tantas as associações feitas, que já nos acostumamos a ve-la como tal.
Mas independentemente de qual seja o fruto, foi a partir do momento em que o homem o tomou e o comeu, que teve seus olhos abertos, passou a ser conhecedor do bem e do mal. Principalmente do mal como pecado e morte, porque até então o homem só desfrutava do bem . O mal ainda não fazia parte da existência humana. Mas agora sendo conhecedor do bem e do mal, o homem passou a ser responsável pelas suas escolhas, e sempre que optava pelo mal, transgredia, pecava contra Deus.
O Apostolo Paulo fala em 1 Coríntios 15:56 que o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Antes de comerem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, havia um único mandamento que caso o homem obedecesse viveria para sempre sem conhecer o pecado e a morte. E o mandamento era: ... da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Gêneses 2:17). E assim o pecado e a morte entraram no mundo quando o homem transgrediu o único mandamento em forma de lei que recebera de Deus no jardim do Éden.
E o pecado fortalecido pela lei, entrando no mundo e escravizou o homem que não conseguia obedecer todos os mandamentos de justiça. O conhecimento do pecado, pois fim a inocência que do homem e trouxe a consciência de seus atos maus. Caso queira conferir os capítulos 6,7 e 8 de Romanos nos revela como o pecado tomou forma através da lei: E o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado (Romanos 7:8).
Mas Deus que não desistiu do homem por causa do pecado, nos fez conhecer uma outra verdade, que nos salva do pecado e da lei e que já estava preparada para nós desde a fundação do mundo: JESUS, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará... Eu sou o caminho a verdade e a vida (João 8: 32 - 14:6).
Se no Éden o conhecimento trouxe a morte para o homem, agora Jesus traz a libertação do pecado através da sua graça. Jesus venceu o pecado quando veio ao mundo e como homem não transgrediu nenhum dos mandamento de Deus. Ele cumpriu a lei que não conseguíamos obedecer. Sofreu o castigo e a humilhação que nós deveriamos receber. Se fez maldito, morrendo na cruz, para quebrar a maldição eterna e a morte que é o fruto do pecado. Através do seu sacríficio nos reconciliou com Deus e nos fez em benditos do Pai. Restituiu a nossa imagem de santidade e nos tornou novamente semelhante ao Senhor.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; (Gálatas 3:13).
A vontade de Deus para toda criatura é que todos cheguem ao conhecimento de Jesus como filho de Deus, e recebam o dom gratuito que é a salvação pela graça. O evangelho tem sido pregado como nunca antes. Os meios de comunicação tem facilitado essa pregação. O conhecimento da verdade que liberta tem alcançado a muitas vidas em todo o mundo. E Jesus diz: quem tem ouvidos ouça o que diz a palavra. Quem ouve recebe conhecimento e o conhecimento liberta. Se Adão e Eva conheceram a morte quando comeram do fruto da árvore do conhecimento, certamente conheceremos o dom da vida eterna quando recebermos o pão da vida e nos alimentarmos dEle.
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. João 6:51